A notícia de que os médicos que atendem no Pronto Atendimento Municipal (PAM) entraram em greve (ainda que parcial), na tarde de segunda-feira (7), por falta de pagamento por parte do município, foi anunciada durante a reunião na Câmara Municipal. Com isso, alguns vereadores deixaram o plenário e se encaminharam até o PAM e a reunião foi suspensa.
A equipe do jornal esteve no local, a convite de alguns vereadores, porém, a informação obtida junto a funcionários do PAM foi a de que o atendimento não havia sido totalmente interrompido.
No PAM, apenas dois médicos estavam atendendo os casos mais graves como sutura e AVC e estes se recusaram a atender os vereadores e membros da imprensa presentes, deixando claro que só o representante da equipe, Dr. Leopoldo de Castro, falaria a respeito. Este, estaria no plantão, a partir das 19h, segundo informado.
No momento em que os médicos iniciaram a paralisação, cerca de dez pessoas esperavam por atendimento no Pronto Socorro.
Os vereadores e membros da imprensa presentes, então se dirigiram à Secretaria de Saúde para obterem informações mais detalhadas da responsável pela pasta, Sra. Maria Inês Macedo. De acordo com Maria Inês, os médicos estão agindo de forma ilegal, pois de acordo com as normas do Conselho Regional de Medicina (CRM), os médicos deveriam enviar um protocolo para o Conselho, informando sobre a paralisação, o que não ocorreu.
Maria Inês informou ainda que o pagamento está atrasado há apenas três dias. De acordo com a secretária o dinheiro, cerca de R$ 120 mil mensais, é repassado para a Santa Casa que presta serviços ao PAM e esta repassa aos médicos. Cerca de dez médicos prestam serviços ao PAM. A Santa Casa presta serviço ao Pronto Atendimento, por meio de convênio.
O secretário da pasta responsável pela realização de pagamentos, secretário de Fazenda, Antônio Carlos de Alvarenga (Toinzinho), informou, por telefone, que a liberação dos pagamentos dos médicos está prevista desde o fim do mês passado, para ocorrer nesta terça-feira (8). Ele explicou que já havia sido amplamente divulgado pela imprensa as dificuldades da pasta que ele coordena devido a mudanças no sistema contábil e rotina de registro dos processos de pagamentos e também em virtude de problemas de arrecadação.
Os vereadores Mauro Cesar, Luciano, Arnaldo Gontijo e Cabo Cunha, juntamente com representantes da imprensa, fizeram vários questionamentos à secretária e com a informação transmitida pelo jornalista Paulo Coelho, recebida via telefonema com o Toinzinho, a reunião foi concluída.

Confira a reunião com a secretária de Saúde no vídeo abaixo

COMPATILHAR: