Desde a manhã desta quinta-feira (27), os médicos que prestam serviços no Pronto Atendimento Municipal (PAM) estão realizando uma “Operação Tartaruga”.

De acordo com informações de pacientes que entraram em contato com o portal, apenas duas pessoas estão sendo atendidas por hora. 

 O motivo da operação é novamente o atraso no pagamento dos profissionais por parte da Prefeitura, responsável pelo PAM. No ano passado, outras ‘Operações Tartarugas’ foram realizadas pelos mesmos motivos.

 Em contato com a Prefeitura, o portal recebeu a seguinte nota: “Existe no momento apenas uma parcela vencida junto à empresa, há 12 dias (o vencimento ocorreu dia 15). A Secretaria de Saúde está em contato com a empresa e espera contar com a compreensão da prestadora de serviços para que a população não seja prejudicada devido a essa questão. A Secretaria de Fazenda está ciente da situação e fará o pagamento assim que possível. Assim como nas demais cidades do país, a Prefeitura de Formiga tem lutado contra dificuldades financeiras e tem se esforçado para manter os serviços essenciais à população”.

 Em entrevista ao portal, o coordenador do PAM, Paulo Sérgio Almeida, informou que todos os casos urgentes e emergentes estão sendo atendidos, apenas os casos em que a vida do paciente não é colocada em risco, a espera está sendo maior. Ele explicou ainda, que foi informado que reuniões já ocorreram entre a administração municipal e o proprietário da empresa que presta o serviço dos plantões médicos ao PAM, e nelas, a administração pediu paciência devido à crise financeira em que vive a cidade, mas os profissionais optaram por iniciar o movimento, que só deve ser finalizado com o pagamento.

 O portal tentou contato com o responsável pela empresa, mas foi informado que ele estava em viagem para o Triângulo Mineiro. 

Na tarde desta sexta-feira (28), a Secretaria de Comunicação enviou nota ao jornal sobre o assunto.

 “A Secretaria Municipal de Fazenda efetuou nesta sexta-feira, dia 28, o pagamento da parcela vencida referente aos plantões médicos no Pronto-Atendimento Municipal (PAM). Essa parcela é referente a julho e o vencimento ocorreu no dia 15 de agosto, ou seja, há exatos 13 dias. Foram pagos R$ 186 mil (valor bruto). A Secretaria de Saúde está averiguando se houve interrupção do atendimento e, caso seja confirmado, irá notificar a empresa, uma vez que não houve qualquer comunicado oficial à Administração Municipal sobre uma suposta “operação-tartaruga”. A Prefeitura de Formiga espera compreensão por parte da prestadora de serviços diante da necessidade de manutenção do atendimento de urgência/emergência, bem como diante da crise financeira que assola praticamente toda as prefeituras do país”.

 Atualizada às 15h50 de sexta-feira (28)

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: