Os procedimentos cirúrgicos estão cada vez mais avançados e os profissionais de saúde devem acompanhar tal evolução. Para a Santa Casa de Caridade de Formiga, contar com especialistas é poder oferecer serviços modernos e de qualidade, o que tem sido frequente.
Nos últimos tempos, profissionais da instituição têm realizado cirurgias feitas, geralmente, apenas nos grandes centros. Aos poucos, a população formiguense e da região poderá contar ainda mais com novas e modernas cirurgias.
No dia 6 de abril, os médicos e especialistas em cirurgia do aparelho digestivo, Dr. Cláudio Roberto Almada e Dr. Gustavo Soares (da cidade de Divinópolis), realizaram, pela primeira vez na Santa Casa de Formiga, uma cirurgia de hérnia incisional por videolarapascopia.
A ação foi uma iniciativa pioneira do médico Dr. Cláudio, em pacientes de Formiga e região. Ele foi auxiliado pelo especialista Dr. Gustavo, que, há dois anos, realiza cirurgias de hérnia incisional por videolarapascopia e hérnia inguinal bilateral por videolarapascopia, no Hospital Santa Mônica, em Divinópolis.
Dr. Gustavo explica que procedimento de hérnia incisional por videolarapascopia não é uma cirurgia comum no Brasil e apenas grande centros realizam o método. Nos Estados Unidos, apenas 20% dos casos de cirurgia de hérnia são feitos por vídeo.
Para Dr. Claúdio, realizar uma cirurgia desse porte em Formiga foi uma grande satisfação. ?Fiquei muito feliz! Feliz por contribuir com um tratamento moderno e eficaz e espero poder trazer ainda mais procedimentos que possam ajudar as pessoas a terem um tratamento de melhor qualidade.?
O médico também agradeceu a equipe e a presença do especialista Dr. Gustavo, que, segundo ele, muito o ajudou na primeira de muitas cirurgias que ainda serão realizadas na Santa Casa de Formiga.
A cirurgia de hérnia
A hérnia é um problema que afeta a vida de muitas pessoas e pode surgir em qualquer região do corpo. Até porque, existem mais de mil tipos de hérnias, inclusive oftalmológica. O problema pode ter origem de nascença ou ser adquirida ao longo da vida e ter maior ou menor gravidade.
Um dos avanços mais recentes para a cura da doença é uma nova forma de cirurgia, que se vale da videolaparoscopia para operar a hérnia incisional. Ela surge em algumas pessoas, após uma cirurgia abdominal.

COMPATILHAR: