A Prefeitura de Formiga, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, investe cada vez mais na qualidade da alimentação escolar. No mês de junho, foi acrescentado nas refeições o mel, que é utilizado como complemento, após a merenda principal do dia.
De acordo com a nutricionista, Míriam Fernanda Centini, o mel é distribuído aos alunos três vezes por semana em todas as escolas da rede municipal de ensino.
?O mel é um alimento de alta qualidade, rico em energia e inúmeras outras substâncias benéficas ao equilíbrio dos processos biológicos do nosso corpo. Ele também pode ser utilizado como substituto vantajoso do açúcar e é de fácil digestão pelo organismo e ajuda a fixar o cálcio. Dentre os açúcares é o mais tolerado pelos rins, além de ter efeito levemente laxativo?, ressaltou a nutricionista.
Míriam Centini ressaltou ainda que o mel é usado também como medicamento nos seguintes casos: doenças cardíacas, da garganta, da boca, das vias respiratórias, anemias e raquitismo, queimaduras e fadiga.
A entrevistada explicou que na composição química de mel (100 gramas) são encontrados:
* Calorias: 214 kcal
* Água: 21, 00 g
* Hidrato de Carbono: 78, 14 g
* Vitamina A: 3 ul
* Além das vitaminas do complexo B e vitamina C.

?Os alunos aceitaram muito bem o mel e gostaram da iniciativa. O alimento é distribuído em sachês?, disse a nutricionista. Para o aluno Cleison Silva Araújo, da 6ª B da Escola Caic, o mel é um alimento muito importante para manter nossa saúde.
Decisão
A iniciativa de introduzir o mel na alimentação escolar foi possível graças ao Programa Compra Direta com Doação Simultânea da CONAB ? Companhia Nacional de Abastecimento. Por meio do Programa, o mel é adquirido dos produtores e doado para as escolas através do Banco de Alimentos.
As atividades em Formiga nessa área são realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável que tem apoiado a APIFOR ? Associação de Apicultores de Formiga e Região – e demais grupos de produção.

COMPATILHAR: