Paulo Coelho *

O secretário Nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Toninho Costa, em companhia do prefeito Eugênio Vilela, de vereadores, secretários municipais e grande número de convidados, inaugurou, em solenidade realizada no Centro de Convivência do Idoso, as instalações do Telecentro.

Formiga é uma das cinco cidades selecionadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa (SNDPI), para receber um Telecentro.

O espaço que é destinado à inclusão digital e faz parte do programa “Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável”, está equipado com oito computadores e demais implementos, inclusive webcams, tudo doado pelo Governo Federal e será utilizado pela população atendida no local.

– Foto: Paulo Coelho

– Foto: Paulo Coelho

O espaço está sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Humano, e seu funcionamento contará com a ajuda de profissionais voluntários, cedidos pelo Unifor- MG, por meio de convênio celebrado entre as partes.

O objetivo do programa é “potencializar as habilidades necessárias para o cidadão envelhecer de maneira saudável, trabalhando os campos: tecnologia; educação; saúde e mobilidade física, tendo como meta o aumento da confiança, da autoestima, a redução da depressão e da solidão”.

As inscrições para participar das oficinas do Telecentro serão feitas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O Centro de Convivência do Idoso está localizado na avenida Primeiro de Maio, 151, no bairro Alvorada.

No transcurso da solenidade, houve apresentação do coral do Cras I, localizado no bairro Rosário, e coube à Núbia Dias Lopes, coordenadora, saudar e agradecer ao secretário Toninho Costa pelo presente trazido para Formiga.

– Foto: Paulo Coelho

Wilse Marques discursou em nome do Legislativo e o prefeito Eugênio, igualmente saudou e agradeceu a ajuda de Toninho Costa, frisando a postura de Costa que, muito tem feito pela cidade, sem a menor pretensão de obter qualquer ganho político.

O secretário Jaderson Teixeira também fez uso da palavra e Toninho Costa, discorreu sobre as razões que levaram o governo Bolsonaro a investir em ações privilegiando mais idosos, e concluindo sua fala, ao tratar da questão da longevidade que felizmente ocorre também aqui, disse que espera também, estar dentre a população de idosos que em 2040, terá a oportunidade de viver por mais de 100 anos.

Descerrada a placa, o secretário assistiu a uma apresentação divertida, na forma de canção de agradecimento, entoada por Sônia Pimentel, acompanhada de um conjunto formado por frequentadores do Centro de Convivência. 

Estiveram presentes os vereadores Evandro Donizeth, Mauro César, Wilse, Flávio Martins, Flávio Couto. O ex-prefeito Juarez Carvalho também esteve entre os presentes.

– Foto: Paulo Coelho

– Foto: Paulo Coelho

IMPRIMIR