O vice-presidente da Associação Columbófila de Formiga, Ailton José da Silva, fez uso da ?Tribuna do Povo? na Câmara Municipal, durante a reunião desta segunda-feira (21). Ele falou sobre os trabalhos da entidade, do projeto Columbo de Revoadas e pediu apoio aos vereadores.
?Queria solicitar uma ajuda para a associação, que está na luta há cinco anos, levando o nome de Formiga e de Minas Gerais para outros estados, levando pombos em torneios. É um custo alto para nós. É um esporte por amor, mas existe um trabalho social com crianças, jovens e adolescentes no município. Esse não é um esporte praticado apenas por hobby, é um esporte competitivo?, contou.
Ailton da Silva explicou que muitas pessoas não conhecem o que é columbofilia e nem a criação de pombos correios. ?Isso é uma coisa antiga, existe antes de Cristo e faz parte da história. Queria que vocês analisassem esse projeto com carinho, que olhem esse nosso trabalho, que a cada ano vem crescendo. Cada vez mais, há mais gente participando, servindo ainda como terapia para muitas pessoas.
O vereador Gonçalo Faria/PSB contou que a Associação Columbófila é reconhecida como de Utilidade Pública pelo Legislativo. ?Este ano, eles fizeram um planejamento diferenciado nesse projeto que já foi encaminhado ao Executivo, agora, está nas mãos da Prefeitura para fazer o encaminhamento de verbas para eles. A Prefeitura tem ajudado dentro de suas possibilidades. Esse é um trabalho diferenciado e reconhecido. Formiga é reconhecida a nível mineiro e nacional em termos de columbofilia. As vezes, as pessoas acham que é um esporte que não dá retorno, mas é ao contrário. Eu tenho certeza que esse projeto chegando aqui nesta casa, todos serão favoráveis?, disse Gonçalo Faria.
Cid Corrêa/PR ressaltou que infelizmente, por ser um ano eleitoral, as verbas do Governo Estadual só podem ser encaminhadas para as Prefeituras. ?O orçamento da associação é de apenas R$ 6.500 a R$ 7 mil no decorrer do ano para levar o nome de Formiga a nível nacional?, contou.
De acordo com o tesoureiro, Wagner de Oliveira Leitão, a associação existe em Formiga desde 2002 e foi registrada em 2005. ?Atualmente temos 15 associados, cada um tem em média cem pombos. Em Formiga, deve existir cerca de 3 mil pombos. Essa verba seria para construir a sede própria para a associação e ajudar nos custos de muitas crianças que não tem condições financeiras para participarem dos torneios?.

COMPATILHAR: