O menino José Vitor Xavier Rodrigues, de 2 anos e oito meses, morreu por causa da Covid-19 em Morrinhos, no sul de Goiás, na terça-feira (25). A Prefeitura disse que a criança teve febre e tosse na escola. A médica que prestou atendimento contou que levou o menino no próprio carro para o hospital municipal.

Segundo o Núcleo de Vigilância Epimemiológica da cidade, a causa da morte registrada no atestado de óbito foi por insuficiência respiratória aguda, provocada pela doença. O caso, porém, ainda será investigado pela Secretaria Estadual de Saúde para entrar na estatística oficial da pasta.

De acordo com a Prefeitura, o menino chegou a ser intubado, mas teve paradas cardíacas e não resistiu.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação da cidade informou que a criança esteve presente na Escola Municipal de Educação Infantil no último dia 17 onde, ao apresentar quadro febril, a diretora comunicou a família, que buscou o menino no colégio.

No dia seguinte, a família comunicou que José Vitor não frequentaria a escola nesse período. Mas segunda-feira (24), a criança retornou à escola. A pasta disse que o menino não teve febre na entrada. Porém, no decorrer do dia, ele começou a tossir e levar a mão ao peito.

Médica tentou salvar o menino

A médica Márcia Alves Ferreira atendeu o menino em um hospital particular poucas horas antes de ele morrer. Ela chora ao falar que levou a criança para o hospital municipal no próprio carro para tentar salvar a vida dela em razão de ter mais estrutura.

“Era um tempo que eu decidi que não ia perder. Por isso, botamos o oxigênio no carro e a mãe dele foi comigo. Já me abalei muito com o caso e o que me magoou foi a situação”, desabafa a médica.

Segundo o painel da Covid, o estado registrou 37.710 casos conhecidos em crianças com idade inferior a 10 anos, e 41 mortes nesta faixa etária.

Fonte: G1

COMPATILHAR: