Um garoto, de 7 anos, morreu de meningoencefalite amebiana primária, após ser infectado por uma ameba comedora de cérebro extremamente rara, enquanto nadava em um lago no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A criança, que faleceu no dia 7, vivia no condado de Tehama. As informações são da rede de notícias norte-americana CBS.

O garoto chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu. A família criou uma campanha de crowdfunding para ajudar nos custos do tratamento e do funeral da criança.

A infecção 

O parasita responsável pela infecção do menino é chamado de Naegleria fowleri. Ele geralmente infecta pessoas quando a água contaminada entra em seu corpo pelo nariz, segundo informações dos Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

A infecção ocorre, normalmente, quando as pessoas nadam em locais de água doce e quente, como lagos e rios. Em casos raros, é possível que a infecção aconteça em piscinas, caso a água não seja tratada adequadamente com cloro, e entre em contato com o nariz.  

O Centro de Controle e Prevenção de Doença dos EUA, ressalta que não é possível se infectar ao beber água contaminada com o parasita. A infecção acontece apenas quando a água contaminada entra em contato com o nariz. 

Rara

De acordo com as autoridades locais, foram registrados, desde 1971, apenas 10 casos de infeção com o parasita Naegleria fowleri na Califórnia. 

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: