“Vossa Senhoria”, jornal que foi reconhecido em 2000 pelo livro dos recordes “Guinness World Records” como o menor do mundo, será publicado pela última vez em março em Divinópolis. Com 3,5 centímetros de altura e 2,5 centímetros de largura, o impresso tem 82 anos de história e assinantes até no exterior.

Segundo a editora do “Vossa Senhoria”, Leida Reis, o custo médio do jornal é de R$ 2 mil mensais e o pequeno número de assinantes e anunciantes inviabiliza a publicação periódica.

“As pessoas gostam muito do jornal, mas, apesar disso, temos apenas cerca de 100 assinantes no Brasil e no exterior. Também não conseguimos anúncios e, por isso, a última edição será em março”, conta Leida Reis.

Além da inviabilidade financeira, Leida conta que o diretor-presidente do jornal, Milton Nogueira, vai voltar a morar da Europa e, mesmo se disponibilizando a continuar ajudando do exterior, seria mais complicado manter a periodicidade.

“Ele [Milton] tem os projetos dele lá. Esperamos, quem sabe, um dia podermos retornar com o jornal que tem um valor literário e cultural para todo o país”.

História

O “Vossa Senhoria” foi fundado em 18 de agosto de 1935 em Goiás (GO). A ideia ganhou o papel pelas mãos do gráfico e jornalista mineiro de Uberlândia Leônidas Schwindt.

Com periodicidade mensal, a tiragem de 1.000 exemplares era distribuída em várias cidades mineiras e de todo o país, além de circular no exterior.

A publicação foi interrompida várias vezes desde o lançamento e, após um período parado, voltou a circular em agosto de 2016 em Divinópolis.

Recorde

O tamanho original do impresso era nove por seis centímetros, passando depois para dez por sete centímetros, sempre com conteúdo político crítico, o que chegou render censura do Governo Federal em 1955, quando o país esteve sob estado de sítio. Após esse período, tornou-se uma publicação semanal.

Ainda com a assinatura do fundador, o jornal foi editado também em Abaeté, Belo Horizonte, Pitangui e, por fim, Divinópolis. Os exemplares em miniatura circularam até 1956. Leônidas morreu em 1972.

Após um hiato de três décadas, o “Vossa Senhoria” voltou a circular em 1985 em Divinópolis, editado pela jornalista Dolores Schwindt, filha de Leônidas.

Ao descobrir que havia jornais menores que esse em outros países, a nova editora reduziu sucessivamente o tamanho do impresso até o formato de 3,5 cm X 2,5 cm, o que rendeu à publicação um lugar no livro dos recordes, em 23 de março de 200, como o menor jornal do mundo.

(Foto: divulgação)

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: