Uma campanha relâmpago na internet ontem tentava pressionar o ministro Celso de Mello a rejeitar os embargos infringentes apresentados pelas defesas de 12 réus do mensalão. Ao mesmo tempo, no Twitter, o decano do Supremo Tribunal Federal (STF) atingiu o ?trending topic?, ou seja, entrou na lista dos assuntos mais comentados no microblog. Enquanto isso, do lado de fora do STF, manifestantes levaram uma ?Papuda móvel? cobrando a prisão imediata dos mensaleiros. E, até a próxima quarta-feira, quando Celso de Mello terá que desempatar a decisão, a pressão popular tende a aumentar.
Na internet, a campanha foi iniciada na noite de quarta-feira, com uma carta aberta aos ministros Celso de Mello e Cármen Lúcia para que não acolhessem os embargos. A posição foi adotada ontem pela ministra. Na campanha, os cidadãos são estimulados a mandar a mensagem aos ministros por e-mail.
De acordo com Marcelo Medeiros, membro do Movimento 31 de Julho, que organizou a campanha, os esforços foram direcionados a Mello e Lúcia pois estes eram os ministros que ainda não tinham posição definida.

<2>Prisão Durante a sessão de ontem, um grupo de manifestantes se reuniu do lado de fora da Corte para protestar contra os chamados embargos infringentes. A manifestação foi organizada pelo Movimento Contra a Corrupção (MCC) e pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC). ?Somos contra os embargos infringentes e queremos dar força para mostrar que existe clamor popular para que o Supremo vote contra os embargos infringentes. Para nós, a legislação brasileira já revogou esse tipo de recurso?, disse Bruno Abreu e Lima, do MCC.
O grupo se reuniu por volta das 15h e ficou até 18h15, momentos antes de a sessão do Supremo ser encerrada. Eles penduraram na grade uma faixa que dizia ?Fora, corruptos?. Os manifestantes também levaram um megafone para gritar palavras de ordem. Quem passava pelo local foi convidado a protestar. ?Algumas pessoas vieram e também gritaram no megafone com a gente. Pedimos para que elas fizessem imagens do protesto e compartilhassem nas redes sociais?, disse Lima.

<3>Imunidade O advogado do ex-ministro José Dirceu, José Luis de Oliveira Lima, disse em São Paulo, após o encerramento da sessão de ontem do julgamento do mensalão, que o ministro Celso de Mello é ?imune a qualquer pressão?. ?Tenho absoluta convicção de que o ministro Celso de Mello é imune a qualquer tipo de pressão e vai votar de acordo com a sua consciência?, afirmou Oliveira Lima.

Agência Brasil

COMPATILHAR: