A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Formiga fez uma visita de cortesia à redação do jornal Nova Imprensa na manhã desta quinta-feira, dia 8, e falou de projetos, mudanças e expectativas para a nova legislatura.
A comitiva foi composta pelo presidente Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB), o vice-presidente José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN); o primeiro-secretário Cid Corrêa/PR e o segundo-secretário Edmar Ferreira/PT, além da nova assessora de comunicação do Legislativo, Érica Fátima de Oliveira.
Durante a visita, o presidente Reginaldo dos Santos enfatizou que o principal projeto da atual legislatura é construir a sede própria da Câmara. Segundo ele, até o final de 2009, o Legislativo deixará de pagar o aluguel de quase R$5 mil por mês.
A sede própria da Câmara deverá ser construída em um terreno de 7.096 metros quadrados ao lado da Casa do Engenheiro. O projeto que autoriza o poder Legislativo a construir a sede própria foi aprovado em dezembro de 2005. Porém, a obra não pôde ser executada ainda devido a problemas quanto à regularização do terreno.
O presidente do Legislativo disse que a nova assessora jurídica, Maria Raquel Castro Fernandes Guimarães, já está providenciando a documentação para regularizar o terreno.
Membros da nova mesa diretora e outros vereadores estiveram na tarde da última quarta-feira, dia 7, na cidade de Três Corações para conhecer a sede do Legislativo daquele município. Dr. Reginaldo revelou que quer seguir o exemplo daquela Câmara, que foi construída em 10 meses e custou R$1,3 milhão, com uma moderna infra-estrutura com uma visão quase completa da cidade.
Outros projetos
Até que a sede própria seja construída, a atual mesa diretora quer investir na reestrutura da Câmara. Para isso, algumas mudanças estão sendo feitas. Uma delas é a contratação do administrador Marcelo Nogueira, que irá acompanhar os horários dos funcionários do Legislativo, as compras efetuadas e toda a vida administrativa do órgão. Além disso, ele irá disciplinar o uso de veículos da Câmara, para que haja igualdade entre todos os vereadores.
Novo Horário
Outra mudança é o horário das reuniões ordinárias, que passará das 16h para às 14h. o objetivo é transmitir as sessões pela rádio, inicialmente pela Rádio Realidade, que é comunitária, e facilitar a participação popular. Dr. Reginaldo também assumiu o compromisso quanto à pontualidade no horário das reuniões.
A nova mesa diretora também tem a intenção de disciplinar o trabalho dos vereadores no plenário, evitando discursos enfadonhos e desvios durante as sessões; bem como buscar um estreitamento entre a imprensa e o Legislativo, desenvolvendo um trabalho mais profissional entre as partes, para que as informações da Câmara cheguem até a população.
Extraordinária
Na próxima quarta-feira, dia 14, às 14h, haverá uma reunião extraordinária, não remunerada, para a votação dos seguintes projetos: mudança no horário das reuniões; verba de suplementação para reparar os estragos da enchente; abono para professores da rede municipal de educação e autorização de duas novas comissões especiais, a de Segurança e a de Saúde.
Quando tiverem início as reuniões ordinárias, no dia 2 de fevereiro, serão apresentados os projetos para a Câmara Itinerante e Ouvidoria do Legislativo, de autoria dos vereadores Cabo Cunha e Cid Corrêa, respectivamente.

COMPATILHAR: