Após o Comitê Extraordinário Covid-19 definir medidas mais rígidas para a macrorregião Oeste na Onda Vermelha do “Minas Consciente”, na noite dessa sexta-feira (4) a Prefeitura de Divinópolis atualizou o funcionamento de algumas atividades econômicas. Nas medidas anunciadas pelo Estado, salões de beleza, clubes e academias estão proibidos de funcionar. Entretanto, academias e congêneres tiveram apenas o horário alterado na cidade, divergindo da decisão estadual, assim como o horário para recebimento de pessoas em bares e restaurantes.

O grupo considerou que a macrorregião Oeste e outras quatro estão “em cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis, o que aponta para um momento crítico da pandemia”.

Quando um município opta por estar dentro do programa do estado ele precisa seguir as regras, caso contrário corre risco de sofrer alguma penalidade do governo estadual.

As determinações da Nota Explicativa do decreto nº 14.345/21, atualizada pela Prefeitura, passam a valer a partir da próxima segunda-feira (7). Contudo, as medidas do Estado são válidas a partir de domingo (6).

“Esta gradação dentro da Onda Vermelha é importante, pois estamos em um momento heterogêneo da pandemia no estado, com cenários diferentes, porém críticos. Dentro destas diferenças, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde”, explicou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Proibição

Conforme o Estado, a combinação dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento resulta na classificação dos cenários, que podem variar: Epidemiológico Desfavorável, Assistencial Desfavorável ou Assistencial e Epidemiológico Desfavorável. A partir de domingo, as medidas abaixo passam a vigorar em todos esses cenários:

  • Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
  • Proibição de academias, clubes e salões de beleza;
  • Alimentação em Bares e Restaurantes – limitados até as 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, afirmou que as medidas na Onda Vermelha são somadas à abertura de leitos, transferência de pacientes e às forças-tarefas que têm percorrido o Estado, com monitoramento e orientações técnicas aos gestores locais para enfrentamento à pandemia.

Nota Explicativa

A Nota Explicativa da Prefeitura determina que academias, estúdios de pilates e congêneres podem funcionar das 6h às 18h. As medidas preventivas devem ser seguidas, como distanciamento de três metros entre as pessoas, higienização periódica dos aparelhos entre as utilizações, uso de máscara, entre outras.

O funcionamento de clubes recreativos, o uso de praças públicas e a realização de eventos de quaisquer naturezas estão proibidos na cidade.

O encerramento das atividades de hipermercados, supermercados, açougues e similares, devem ser a ser até, no máximo, 20h, respeitando todos os protocolos sanitários.

Já o comércio de bebidas, lojas de conveniência, bares, restaurantes e lanchonetes só podem receber clientes até as 22h, desde que o fechamento seja até as 23h. Os bares não podem funcionar às segundas, terças e quartas; os estabelecimentos devem respeitar o distanciamento de três metros entre meses com ocupação máxima de duas pessoas por mesa.

A Prefeitura ressalta que o desrespeito ao estabelecido na Nota Explicativa e demais medidas sanitárias de controle da Covid-19 “implicará nas sanções previstas no Decreto nº 14.345/21, especialmente, com incidência de multa e interdição, que pode ser imediata e, em caso de reincidência, perdurar enquanto o Município se encontrar na “Onda Vermelha”.

Fonte: G1

COMPATILHAR: