Em Formiga, a campanha de vacinação contra a febre amarela tem atingido excelentes resultados. A meta de imunização não só foi atingida, como ultrapassada.

De acordo com o Ministério da Saúde, 100% do público-alvo deve receber a primeira dose da vacina. Esse grupo corresponde às crianças menores de um ano. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, o Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde conseguiu imunizar 115% do público-alvo.

Formiga tem 126 crianças menores de um ano. O total vacinado foi de 146. O número ultrapassa os 100% porque, segundo o Setor, alguns cidadãos de outros municípios vacinam seus filhos na cidade.

Quanto ao restante da população formiguense, não é possível ter uma estimativa de quantos por cento já foram imunizados, pois existe o problema da ausência ou da desatualização do cartão de vacinação. Porém, mais de 6.500 pessoas receberam uma dose da vacina neste ano.

 

Febre amarela

A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos nove meses de idade e a segunda aos quatro anos e 11 meses e 22 dias. Se a criança não recebeu a segunda dose, ela só poderá recebê-la após dez anos da data da primeira. Lembrando que é de suma importância não descumprir essas recomendações, já que o excesso de vacinação pode causar eventos adversos graves, mais um exemplo da importância de estar sempre com o cartão de vacinação atualizado e em mãos.

Vale ressaltar que Formiga ainda não registrou nenhum caso suspeito da doença.

 

Fonte: Secom/Formiga||

COMPATILHAR: