Até o ano que vem, mais de 3 mil cidades, ou 55% do total de municípios do Brasil, podem enfrentar problemas de abastecimento de água. O risco foi detectado pela Agência Nacional de Águas (ANA), no relatório Atlas Brasil ? Abastecimento Urbano de Água. A mesma previsão vale para Minas Gerais. O estudo, elaborado em 2011, foi atualizado pela agência e as projeções confirmadas nesta quarta.
O levantamento considerou a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição e apontou o problema antes mesmo do prolongado período de estiagem que castiga o país.
Em 2011, a agência calculou em R$ 22 bilhões os investimentos necessários para evitar o desabastecimento. Com a seca dos últimos dois anos e sem a aplicação dos recursos necessários, o problema chegou antes do previsto em diversos municípios.
Em Minas Gerais, a Copasa, que abastece 600 municípios, informou que a crise hídrica é a pior dos últimos cem anos. A empresa diz que, em média, a vazão dos rios do Estado caiu 40%, mas há casos mais críticos e, em algumas cidades, a falta de água já é uma realidade.
Em Formiga o racionamento começou nesta quarta-feira (17). De acordo com nota divulgada à imprensa, a partir de agora, uma série de medidas serão tomadas pela Prefeitura e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para garantir o abastecimento de água na cidade.
A decisão de racionar água foi tomada após a constatação da considerável queda no nível da barragem de captação e outros fatores, como a falta de chuvas e aumento do consumo.
No Triângulo Mineiro, o racionamento também começou nesta quarta. A Prefeitura de Uberaba decretou estado de emergência. A distribuição de água é suspensa temporariamente todos os dias, em diferentes bairros, na tentativa de normalizar os estoques dos reservatórios e evitar o desabastecimento nas partes mais altas da cidade.
Em Sete Lagoa, região Central do Estado, os constantes cortes no abastecimento estão assustando a população. A professora Adriana Vieira mora no bairro Boa Vista e conta que o local ficou sem água durante quase cinco dias. ?A água começou a faltar na quinta e só voltou no domingo à noite. Não recebemos nenhum comunicado?, afirma.
O abastecimento de água da cidade é de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Em Itabira, região central, o racionamento também já foi adotado e o fornecimento de água é cortado das 13h às 20h por tempo indeterminado. Nas regiões Sul e Alto Paranaíba, a Copasa já perfurou quase 40 poços em busca de água e duas cidades, Campos Gerais e Rio Paranaíba, acusam a empresa de fazer racionamento velado. Em Pará de Minas (Central), 56 poços não garantiram o abastecimento.
Números
3.069 cidades terão problemas de abastecimento até 2015
R$ 22 bilhões é o investimento necessário nos sistemas
40% é quanto a vazão dos rios caiu em Minas Gerais

Na lista da ANA, são apontados problemas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em São Paulo, a situação é crítica desde o início do ano.

COMPATILHAR: