O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), realiza em 27 cidades de Minas o curso de capacitação Aprendendo a Usar os Módulos Sanitários. Ao todo serão atendidas 1.500 famílias de baixa renda que, beneficiadas pelo Projeto Estruturador Mais Saúde Para Todos, receberam banheiros no ano de 2010.
O objetivo das aulas é ensinar técnicas de higiene e a forma correta do uso dos equipamentos que compõem o módulo sanitário. Assim, o Governo de Minas confirma a meta de melhorar a qualidade de vida dos mineiros e evitar transtornos com a depredação pela falta de conhecimento de como funciona os aparatos do banheiro, já que, para a maioria do público alvo deste curso, ter um banheiro em seus lares é algo inédito e há quem nunca o tenha utilizado em toda vida.
De acordo com a superintendente de saneamento da Sedru, Edicleusa Veloso, o objetivo do curso, a primeira vista, parece uma loucura. Porém, quando a realidade das famílias atendidas é vista de perto, constata-se que a oficina é primordial para a eficiência das implantações e a melhoria na saúde dos mineiros. ?Quando falo para as pessoas que vou ensiná-las a usar o banheiro elas acham muita graça. Mas nós que rodamos todo o Estado, vistoriando obras que acabaram de ser entregues, constatamos a falta de conhecimento do usuário e vemos que os banheiros são utilizados com outras finalidades por serem, muitas vezes, os melhores lugares da casa, o que resulta na má utilização e no crescimento de doenças?, explica.
O governo de Minas, por meio da Sedru, construiu nos últimos anos mais de vinte mil módulos sanitários nas casas de famílias de baixa renda que não possuem banheiros dignos e que não são alugadas. Apenas neste ano, serão entregues 1.500 banheiros em várias regiões de Minas.
O curso de capacitação, que começou no último dia 27, em Belo Horizonte, já percorreu cinco municípios – Sete Lagoas, Senhora dos Remédios, Dores do Indaiá, Corinto e Lassance – capacitando mais de quatrocentas famílias de onze cidades. As oficinas ainda vão até o final de outubro e ainda percorrerão o Jequitinhonha, o Norte, o Leste e o Centro Oeste do Estado.

COMPATILHAR: