O violento ciclone no delta do Irrawaddy, em Mianmar, provocou uma gigantesca onda que deixou as pessoas sem ter para onde fugir, matando pelo menos 22,5 mil e deixando 41 mil desaparecidos, disseram autoridades nesta terça-feira (6).
A passagem do ciclone Nargis, no ultimo sábado, causou a queda de alguns prédios do centro de Yangun e deixou Mianmar incomunicável com o exterior devido a avarias no sistema de telecomunicações.
De acordo com a agência de notícias France Presse, o presidente norte-americano, George W. Bush, pediu nesta terça-feira (6) que a junta militar que controla Mianmar permita que os Estados Unidos envie ajuda. Agências de ajuda disseram que centenas de milhares de pessoas estão desabrigadas e sem água no país governado por uma junta militar.
Mais mortes foram causadas pelo maremoto do que pela tempestade propriamente dita, disse o ministro de Auxílio e Recolocação, Maung Maung Swe, em entrevista coletiva na devastada Yangun, antiga capital do país, onde já começa a faltar água e comida.
A onda tinha até 3,5 metros de altura e inundou metade das casas em aldeias baixas, disse ele, oferecendo a primeira descrição detalhada do ciclone do fim de semana. (Os moradores) não tinham para onde fugir.
Foi o pior ciclone na Ásia desde 1991, quando 143 mil pessoas morreram em Bangladesh.
O ministro da Informação, Kyew Hsan, afirmou que as Forças Armadas estão fazendo o seu melhor, mas analistas viram na tragédia um golpe para o regime militar da antiga Birmânia, que se orgulha da sua capacidade de lidar com qualquer problema.
O mito que eles projetaram de serem bem preparados foi totalmente varrido, disse o analista político Aung Naing Oo, que fugiu para a Tailândia depois da brutal repressão a uma rebelião em 1988. Isso pode ter um tremendo impacto político em longo prazo.
Por causa do desastre, a Junta Militar decidiu adiar para 24 de maio um referendo constitucional nas áreas mais atingidas de Yangun e do vasto delta do Irrawady. De acordo com a TV estatal, no resto do país o referendo está mantido para o dia 10.
O objetivo é aprovar um mapa para a democracia, muito criticado nos países ocidentais, especialmente depois da sangrenta repressão a uma rebelião liderada por monges budistas em setembro passado.
Previsão
O serviço de meteorologia da Índia informou nesta terça-feira que preveniu a vizinha Mianmar 48 horas antes da chegada do ciclone Nargis, informou nesta terça-feira (6) a agência de notícias France Presse.
Quarenta e oito horas antes do Nargis atingir (Mianmar), fornecemos às agências birmanesas o ponto de impacto (do ciclone), sua gravidade e todos os assuntos vinculados, declarou à agência o porta-voz do departamento indiano de meteorologia, B. P. Yadav, um organismo público vinculado à Organização Meterológica Mundial (OMM).
Nosso trabalho consiste em emitir advertências por antecedência e estamos orgulhosos de termos advertido com tanto tempo de antecedência. Havia tempo suficiente para adotar medidas de precaução como a evacuação, disse Yadav.
A OMM vigia a evolução das tempestades ciclônicas no Oceano Índico, no sul e sudeste asiáticos.

COMPATILHAR: