Logo após ter sido notificado da decisão do Senado Federal, que aprovou na manhã desta quinta-feira (12) a abertura de processo de impeachment e o afastamento por até 180 dias de Dilma Rousseff da Presidência da República, a assessoria do vice-presidente Michel Temer anunciou os nomes dos ministros que integrarão o ministério do novo governo.

Temer recebeu a notificação às 11h25 do senador Vicentinho Alves (PR-TO), primeiro-secretário do Senado. Antes de notificar Temer, no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-presidência, Alves já tinha intimado a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

“Desejei a ele [Temer] sucesso. Disse a ele as palavras que eu tinha dito anteriormente, de que a expectativa é muito grande, mas que ele tem todas as condições de capacidade, de relacionamento, de dinamismo, para corresponder com a expectativa do povo brasileiro”, afirmou. Segundo o senador, Dilma recebeu a intimação de “forma natural e respeitosa” e não fez nenhum comentário.

Entre os nomes anunciados nesta quinta, alguns já haviam sido divulgados informalmente por interlocutores de Temer ao longo das últimas semanas.

Partidos
Dos 21 ministros anunciados pela assessoria de Temer, seis são do PMDB, partido que terá o maior número de filiados no primeiro escalão do governo – esse número ainda pode crescer, pois alguns ministros ainda não foram confirmados.

Partidos que integraram a base de Dilma, como o PP e o PSD, decidiram apoiar o impeachment da presidente dias antes da votação na Câmara e integrarão o governo Temer.

Dois ex-ministros da presidente afastada, que saíram há pouco tempo, voltarão a ser ministros: Henrique Alves (Turismo) e Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia e Comunicações).

Por outro lado, partidos que sempre fizeram oposição a Dilma, como PSDB, DEM e PPS agora passam a ser governo e vão comandar ministérios da gestão de Michel Temer.

 

Vejam os novos ministros:  

Gilberto Kassab: ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Raul Jungmann:  ministro da Defesa

Romero Jucá: Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Geddel Vieira Lima: ministro-chefe da Secretaria de Governo

Sérgio Etchegoyen: ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional

Bruno Araújo: ministro das Cidades

Blairo Maggi: ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Henrique Meirelles: ministro da Fazenda

Mendonça Filho: ministro da Educação e Cultura

Eliseu Padilha: ministro-chefe da Casa Civil

Osmar Terra: ministro do Desenvolvimento Social e Agrário

Leonardo Picciani: ministro do Esporte

Ricardo Barros: ministro da Saúde

José Sarney Filho: ministro do Meio Ambiente

Henrique Alves: ministro do Turismo

José Serra: ministro das Relações Exteriores

Ronaldo Nogueira de Oliveira: ministro do Trabalho

Alexandre de Moraes: ministro da Justiça e Cidadania

Mauricio Quintella: ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Fabiano Augusto Martins Silveira: ministro da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU)

Fábio Osório Medina: AGU

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: