A macrorregião Oeste, onde estão inseridas cidades como Divinópolis, Itaúna, Bom Despacho e Nova Serrana regrediram para a Onda Vermelha do programa “Minas Consciente”.

A situação das regiões foi atualizada nessa quarta-feira (10) após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19. As novas determinações passam a valer a partir de sábado (13).

Até esta sexta-feira (12), seguem as determinações da semana passada. 

 Conforme o Estado, apenas a macrorregião Jequitinhonha está na Onda Amarela do plano. Outras nove localidades regrediram ou permaneceram na Vermelha: Sul, Leste, Leste do Sul, Vale do Aço, Centro, Oeste, Centro-sul, Sudeste e Nordeste.

O Governo justificou que as decisões do Comitê foram tomadas com base no aumento de 5% no número de casos e óbitos por coronavírus nos últimos sete dias. Com isso, as atividades deverão funcionar com mais restrições, como limitação de até 30 pessoas em eventos e distanciamento de pelo menos 3 metros entre elas.

Onda Roxa

Quatro macrorregiões estão na Onda Roxa mais restritiva do programa: Norte, Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul. Nenhum município do Centro-Oeste de Minas está na Onda Roxa.

A Onda Roxa foi criada para restabelecer a capacidade assistencial nas cidades onde a taxa de ocupação está mais alta, preservando a rede hospitalar de todo o estado. Na Onda Roxa, as Prefeituras não terão autonomia de decidir os serviços que abrem ou fecham.

A decisão será somente quando as Ondas indicadas confrontarem entre Amarela e Vermelha. Neste caso, caberá às Prefeituras de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir. As informações são divulgadas semanalmente no site do “Minas Consciente”.

Microrregiões

Na avaliação da quinta-feira (6) passada, as microrregiões de Divinópolis e Itaúna regrediram para a Onda Vermelha, após mais de uma semana na Onda Amarela. Veja a situação as cidades abaixo:

Vermelha

Micro de Divinópolis: Araújos, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Perdigão, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste;

Micro de Formiga: Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta;

Micro de Itaúna: Itaúna, Itaguara, Itatiaiuçu, Piracema;

Amarela

Micro de Bom Despacho: Bom Despacho, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema, Serra da Saudade;

Micro de Oliveira: Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Oliveira, Passa Tempo, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula;

Micro de Piumhi: Capitólio, Doresópolis, Piumhi, São Roque de Minas.

Micro de Pará de Minas: Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha;

Verde

Nenhuma micro está na Onda Verde, segundo atualização desta semana, feita pelo Estado.

Fonte:

COMPATILHAR: