Até na terça-feira (1º), uma feira reúne produtores de cachaça de todo o país, em Belo Horizonte. O investimento em qualidade para garantir bons negócios é o principal objetivo dos expositores.
O produtor de cachaça Heinrich Nikolas conta que começou vendendo as garrafas no mercado informal. Agora, em uma cooperativa, ele diz que as oportunidades aumentaram. ?A gente tem controle de qualidade e conseguiu capacitar nosso pessoal?, afirma Heinrich .
Com 260 milhões de litros ao ano, Minas Gerais é o maior produtor de cachaça artesanal do país. A bebida virou patrimônio cultural do estado e atrai turistas como o maranhense José Iran.
O produtor de cachaça Euler Chaves vendeu 16 mil litros da bebida para os Estados Unidos e a Europa. É quase o triplo do que exportou há três anos. A imagem da cachaça, segundo ele, mudou. ?Antes, se pedia escondidinho num bar, de forma acanhada?, afirmou.
Para se ter uma ideia da sofisticação alcançada pela cachaça, a equipe de reportagem encontrou um profissional diferente. Da mesma forma que existe o conhecedor de vinhos, Jairo Martins ganha a vida como cachacista. ?O cachacista faz uma conexão entre os dois mundos: entre o apreciador e o produtor da cachaça. Ele orienta, na realidade, quem aprecia?, explicou.

COMPATILHAR: