O Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte levam para a Soccerex 2010, feira global para negócios do futebol que acontece no Rio de Janeiro (RJ), uma apresentação sobre o andamento dos projetos de Minas Gerais para a Copa do Mundo da Fifa de 2014 e uma pequena amostra das riquezas e da cultura do Estado.
Na bagagem os integrantes das equipes do Núcleo Gestor das Copas, coordenado pelo governo de Minas, e do Comitê Municipal, da Prefeitura de BH, levam informações sobre a infraestrutura da capital mineira; o projeto de modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão); os centros de treinamento de Atlético e Cruzeiro, dois dos melhores do país; e dados sobre a história, cultura, gastronomia e a arte mineira.
Em Minas Gerais, os projetos estratégicos para a Copa do Mundo de 2014 estão sendo realizados de forma integrada pelo governo do Estado e pela administração municipal. Do trabalho resultou um plano que aponta os responsáveis para cada projeto, além de estabelecer mecanismos de controle e verificação para cada uma das metas propostas. Dessa forma, governo de Minas e Prefeitura de Belo Horizonte estão assegurando o cumprimento das exigências e do cronograma de obras e investimentos em Belo Horizonte, firmado junto à Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa).

Estande oficial
O governo do Estado e a Prefeitura de BH levam ao Rio de Janeiro um estande único. O espaço, que terá 72 metros quadrados e ficará localizado na área central do espaço destinado às cidades-sede, foi concebido para apresentar uma mostra parcial dos esforços que estão sendo feitos para receber a Fifa, as seleções, torcedores e a imprensa em 2013, durante a Copa das Confederações, e em 2014, durante a Copa do Mundo.
No conteúdo do estande, um dos painéis trará informações sobre Belo Horizonte. Há indicações sobre a implantação do Bus Rapid Traffic (BRT), sistema de ônibus articulado que pode transportar de 100 a 300 passageiros em corredores exclusivos, e que tornarão mais fácil o acesso do Centro ao Mineirão e aos aeroportos da Pampulha e de Confins; indicações sobre os novos investimentos no setor hoteleiro na capital mineira e informações sobre o sistema de transporte viário.
Em um segundo painel, a estrela é o Mineirão, segundo maior estádio do Brasil, que está sendo modernizado integralmente. A arena, que será gerenciada por um parceiro privado por 27 anos, está em obras. Entre junho e dezembro deste ano, está em andamento a segunda fase das obras, que consiste no rebaixamento do gramado em 3,5 metros, na demolição de parte da arquibancada inferior e de toda a geral. O cronograma de obras no estádio está em dia com a proposta de concluir o projeto de modernização em dezembro de 2012.
Outros dois painéis completam o estande. O primeiro deles faz referência à importância histórica de Minas Gerais, apresenta dados sobre a arte e a cultura, a gastronomia e algumas cidades históricas, como Ouro Preto e Mariana, na região Central do Estado, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. O segundo painel destaca a paixão de Minas pelo futebol e as condições privilegiadas da infraestrutura esportiva da capital mineira. Belo Horizonte tem dois dos três melhores centros de treinamento do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com o canal especializado em esportes SportTV.
No estande será apresentado um vídeo produzido pelo governo de Minas, com cerca de cinco minutos, que apresenta o Gigante da Pampulha em três fases: antes das obras, durante as obras e o futuro, após 2012, com imagens do projeto criado pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados. Outro vídeo também será apresentado, produzido pela Prefeitura de Belo Horizonte, que traz um retrato sobre a capital mineira e suas belezas.

COMPATILHAR: