O aspecto lúdico, a criatividade e a perspicácia em argumentar e relacionar ideias foram características comuns às redações participantes da etapa mineira do 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas, iniciativa realizada pela União Postal Universal, agência da ONU responsável pela coordenação mundial de serviços postais, e organizada no Brasil pelos Correios. Não foi tarefa fácil para a comissão julgadora selecionar as três melhores redações do Estado.
Das aproximadamente 1,5 mil cartas recebidas pela empresa em Minas, merece destaque a de Amanda Mendes Lourenço, de 11 anos, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, da cidade de Ponte Nova, na Zona da Mata. A menina soube, com concisão e coerência, incorporar a identidade de uma árvore e despertar nos leitores a importância de se proteger as florestas, tema do concurso neste ano.
Amanda contou em sua redação a trajetória de vida de uma árvore, desde antes de seu nascimento, época em que ouvia os passos dos bichos e o ruído do vento, até a interrupção prematura de seu desenvolvimento, quando, utilizando as palavras da própria estudante, apareceu um pequeno serzinho metido a gente grande, com ares de senhor do mundo, e, com um aparelho barulhento, me cortou brutalmente.
Em seu texto, a aluna procurou transmitir a harmonia vivenciada pelas árvores, cercada de vários momentos prazerosos, quando descreve como as estações do ano eram bem definidas, com o calor na medida certa e logo, logo a chuva caía para nos refrescar. Toques de humor e a presença de espírito da estudante também são bastante perceptíveis no material. Com a conquista do 1º lugar, Amanda será premiada com um notebook, além de ser a representante de Minas Gerais na etapa nacional. A 2ª e 3ª colocações no Estado são das estudantes Ana Luiza Machado Alves, de 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, de Belo Horizonte; e Júlia Rodrigues de Oliveira, de 9 anos, da Escola Municipal Coronel Praxedes, de Bom Despacho; respectivamente, as quais serão contempladas com aparelhos de som portátil, com CD/DVD, MP3 e rádio AM/FM.
Próximas etapas
Na fase nacional, o vencedor receberá uma TV de LED 32 polegadas, troféu e certificado, que serão entregues na cerimônia de comemoração do Dia Mundial dos Correios, em outubro, no Distrito Federal. Além disso, irá representar o Brasil na fase internacional em Berna, na Suíça.
Vale destacar que tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU). O Brasil é detentor de três medalhas de ouro no concurso (1972, 1988 e 2006), sendo uma delas (1988) de Belo Horizonte.

COMPATILHAR: