A Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) está realizando em Minas Gerais o estudo de competitividade turística, que tem como objetivo realizar um diagnóstico detalhado e avaliar o grau de competitividade de 17 destinos considerados indutores do turismo mineiro para que os municípios possam oferecer melhores produtos e serviços para o turista.
O estudo, realizado pelo segundo ano consecutivo em Minas Gerais, se dá por meio de questionário, com 600 perguntas, avaliando os seguintes aspectos: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais.
Instituto de Laticínios Cândido Tostes
O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), da Epamig, recebeu, na sexta-feira passada (17), a pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, Geyse Mendes, para a realização do Estudo em Juiz de Fora.
A realização do Congresso Nacional de Laticínios e o êxito na atuação do ILCT como difusor de tecnologia em todo o país foram determinantes para que a entidade fosse uma das selecionadas para colaborar com a realização do estudo na cidade.
A pesquisadora foi recepcionada pela coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia, Luiza Albuquerque, juntamente com a representante da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Juiz de Fora, Danielle Feyo. A pesquisa avaliou, dentre outros aspectos, o quesito Eventos e Realização Científica. Segundo a coordenadora, ?o ILCT recebe diversas visitas técnicas durante todo o ano, sobretudo durante o Congresso, em julho, quando o setor laticinista movimenta a economia local e utiliza a infraestrutura do município?, ressaltou.
Além do Congresso Nacional de Laticínios, Luísa Albuquerque também destacou as reformas do núcleo industrial do ILCT ? cujas obras estão em fase final ?, a criação do Centro de Capacitação Tecnológica ? que irá ampliar o potencial de cursos oferecidos pela instituição ? e o Museu Nacional do Leite ? que será implantado em breve ? como ações para fomentar ainda mais a atuação do Instituto no segmento turístico. ?Todas essas ações estão contempladas no Plano Diretor do ILCT, elaborado pela atual gestão, e certamente irão estimular o turismo de negócios em Juiz de Fora?, destacou Luiza.
Destinos Indutores
O projeto Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico e Regional de Minas Gerais segue a Política Nacional do Ministério do Turismo que, em 2008, selecionou em todo o país 65 destinos turísticos com foco na recepção do turista internacional. Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e a capital Belo Horizonte foram os cinco destinos escolhidos pelo MTur e desde 2008 estão sendo avaliados anualmente pelo Ministério.
Além de Juiz de Fora, também estão sendo avaliados os seguintes destinos indutores mineiros: Sete Lagoas, Santana do Riacho, Poços de Caldas, São Lourenço, Maria da Fé, Capitólio, Araxá, Camanducaia, Caxambu, Caeté, Uberlândia, Ipatinga, Itabira, Brumadinho, Governador Valadares, Montes Claros. As cidades receberão visitas de técnicos da FGV até o mês de outubro e os resultados da avaliação referentes ao ano de 2010 serão apresentados em dezembro.

COMPATILHAR: