Minas Gerais acompanha a expectativa de geração de empregos, seguindo o cenário econômico que se tem, atualmente, no país. De acordo com estudo realizado pelo Manpower Group, o estado mineiro está em segundo lugar no ranking quando o assunto é expectativa de aumento de emprego, ficando atrás apenas do Paraná.
Contudo, há uma equiparação relativa entre Minas e o Paraná, com diferença de apenas um ponto percentual. O Paraná ficou em primeiro lugar, com 42%, seguido por Minas Gerais (41%), Rio de Janeiro (37%) e São Paulo (35%), segundo o levantamento. Isso mostra que os empresários estão otimistas em relação às contratações.
Para o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, ?as boas expectativas refletem o trabalho que vem sido realizado pelo Governo de Minas, visando à melhoria da quantidade e da qualidade dos empregos mineiros?.
O primeiro mês do ano de 2012 apresentou saldo positivo quando se fala em geração de empregos em Minas Gerais. No total, 16.542 trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho no Estado, em janeiro, segundo dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). ?Dados como estes corroboram as nossas previsões otimistas para o mercado de trabalho mineiro. Esperamos que os dados do Caged referentes ao mês de fevereiro continuem direcionando para a consolidação deste cenário?, reafirma o secretário.
Posição do país
A pesquisa também foi divulgada em âmbito internacional, com consulta a 850 empresas, de 41 países. Nessa análise, o Brasil ficou em segundo lugar em relação à perspectiva da geração de empregos, o que os pesquisadores chamaram de ?expectativa líquida de emprego?, apresentando taxa de 39%. O número é um reflexo positivo, pois aponta que o percentual subiu em seis pontos em relação ao levantamento anterior, referente ao primeiro trimestre.
Do total das empresas pesquisadas, 45% planejam elevar o número de funcionários no segundo trimestre deste ano. O setor mais representativo para a conquista do país nesse ranking foi o de serviços. A expectativa de aumento de empregos das empresas pesquisadas dentro desse setor é de 55%. Apenas 6% do total das empresas esperam reduzir a quantidade de empregados.

COMPATILHAR: