Na sexta-feira (1º), aconteceu o lançamento da campanha Minas Pela Paz. O movimento, idealizado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), foi criado com o objetivo de reforçar as ações já desenvolvidas em prol da minimização dos riscos sociais, engajando a sociedade nesta luta.

Durante a cerimônia, comandada pelo diretor-coordenador do Minas Pela Paz, Marco Antônio Lage, foram apresentados os resultados alcançados pelo instituto nos últimos seis anos. Entre os projetos idealizados pelo Minas Pela Paz, estão o 181 Disque Denúncia do Estado, que se consolidou como uma referência nacional por sua efetividade, e o Programa Regresso, que já qualificou mais de 2500 apenados e permitiu a inserção profissional de 742 egressos do sistema prisional.

?Queremos que as pessoas se apropriem dessa causa e reconheçam que a transformação da sociedade começa dentro de cada um de nós?, afirma a gestora de Desenvolvimento Social do Minas Pela Paz, Liliane Lana.

Com este novo conceito, além dos projetos já realizados, o Minas Pela Paz iniciará ações nas áreas de esporte e cultura. ?O nosso objetivo é atuar de forma preventiva, formando cidadãos melhores, com o apoio da comunidade?, explica a gestora de Desenvolvimento Social, destacando que nos próximos meses o site do movimento (minaspelapaz.org.br) receberá uma estrutura especial de articulação para o trabalho voluntário.
Sobre o Minas pela Paz
Criado em 2007 a partir da iniciativa de empresas privadas ligadas à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Minas Pela Paz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que busca contribuir para a promoção da cultura da paz. Sua missão é estudar e propor ao poder público e outros atores sociais, com uma abordagem empresarial, ações preventivas contra a escalada da violência.
Dentre seus projetos destacam-se o 181 Disque Denúncia, que unificou o trabalho das polícias, tornando-se um importante canal de investigação no Estado. O projeto teve início em 2005, quando o Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) organizou um grupo de estudos sobre a violência urbana e as práticas mais eficazes para seu enfrentamento e controle. Surpreendidos com os resultados desse primeiro levantamento, os membros do Conselho decidiram desenvolver projetos na área de segurança pública, a começar pela implantação do 181 Disque Denúncia.

COMPATILHAR: