Quinze pessoas já morreram em decorrência da contaminação com o vírus H1N1, da Influenza A, popularmente conhecida como gripe suína em Minas Gerais. No total, foram 38 casos da doença registrados até o momento. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira (11).
O secretário de vigilância e proteção à saúde, Carlos Alberto Pereira Gomes informou que 80% das pessoas que morreram pela doença já estavam em condições vulneráveis antes de contrair o vírus.
?Na grande maioria, eram pacientes que já tinham alguma doença anterior como diabetes ou hipertensão e que não se vacinaram. Graças à imunização, não tivemos mortes de grávidas ou crianças em Minas?, disse.
Gomes ressaltou a necessidade de conscientização da população. Ele avaliou que, embora os números não sejam satisfatórios, o Estado não vive um momento alarmante e que está dentro do previsto epidemiologicamente.
Ainda de acordo com o secretário, mais pessoas sofrem com a doença neste período do ano devido ao frio mais intenso. Prova disso é que a maior parte das mortes aconteceu na região Sul, que registra temperaturas mais baixas.
A partir da semana que vem as campanhas de prevenção contra a doença devem ser reforçadas, entre a população e dentro das unidades hospitalares. Carlos Gomes explicou que a melhor forma de conter a circulação do vírus é por meio da educação sanitária, que consiste em manter hábitos de higiene como lavar sempre as mãos, além da vacinação, principalmente entre as pessoas que já possuem condições de saúde mais vulneráveis.

COMPATILHAR: