A Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado oferece mais capacitação para o cidadão. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes-MG), em parceria com o Instituto Projeto Vida e Esperança (Prove), lançou 27 novos cursos gratuitos nas áreas de agricultura e pecuária, cidadania, empreendedorismo, informática, meio ambiente e primeiro emprego.
?A nova grade de cursos foi elaborada seguindo a premissa da gestão do secretário Narcio Rodrigues de ampliar as ações de inovação social como instrumentos de formação da cidadania. Além disso, foram consideradas as demandas do próprio cidadão. Durante o ano de 2010, foi registrada a procura por cursos que ainda não eram ofertados e analisadas as áreas mais procuradas. Feito isso, partiu-se para a busca de parceiros e a montagem dos cursos, que, com a parceria entre a Sectes e o Prove, passam a ser ofertados?, explica o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vicente José Gamarano.
Os cursos são realizados na metodologia e ensino a distância (EAD) e estão disponíveis no portal da Inclusão Digital: www.inclusaodigital.mg.gov.br, no link cursos pela internet.
Mais de meio milhão de pessoas certificadas
Em 2004, iniciava-se um programa de inclusão digital que evoluiu e ganhou proporção, transformando-se, três anos depois, em um Projeto Estruturador do Governo de Minas. Trata-se da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), coordenado pela Sectes, que tem como foco o acesso ao conhecimento para o combate às desigualdades sociais. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos profissionalizantes, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet.
?O ano de 2010 teve importante participação para a consolidação da RFPOM. Foram 110 mil pessoas certificadas em cursos nas áreas comportamentais, gerenciais e profissionalizantes. Saltamos de 400 mil alunos qualificados para 510 mil. Esse número expressivo representa a evolução do projeto. Nesse novo momento do projeto, a Sectes vai trabalhar para potencializar a estrutura existente nos CVTs e Telecentros, o que vai possibilitar o trabalho de inovação social em cada canto de Minas?, diz Gamarano.
Os objetivos da RFOPM são: ampliar a capacitação local e regional, combater a exclusão digital e social, gerar emprego e renda e contribuir para a melhoria do nível de vida da população. Para isso, duas frentes de trabalho, alfabetização digital e formação e aperfeiçoamento profissional, estão em atuação. O público-alvo são pessoas carentes do acesso a tecnologias da informação e de qualificação profissional que estão em busca do primeiro emprego ou de aperfeiçoamento para retorno ao mercado de trabalho.
?Hoje o projeto visa, além da inclusão digital, à formação profissional, científica e tecnológica da população, por meio da oferta de cursos realizados em Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Telecentros (TLCs), de acordo com a vocação econômica e demanda local?, explica Gamarano.
Cursos
Os cursos são ofertados a distância e presencial. Os cursos à distância estão disponíveis no portal da inclusão digital: www.inclusaodigital.mg.gov.br. São ofertadas qualificações nas áreas de agricultura e pecuária; cidadania; empreendedorismo; informática; meio ambiente; e primeiro emprego. As qualificações presenciais são realizadas nos CVTs de acordo com a demanda local da região.
Implantação
A RFPOM foi implantada em três etapas. Na fase I, em 2004, foram inauguradas 21 unidades de CVTs e 24 unidades de TLCs. Os resultados obtidos levaram à expansão da rede, com a implantação de 43 novas unidades de CVTs e 162 de TLCs na fase II, durante os anos de 2005 e 2006. Em 2008, iniciou-se a fase III e a consolidação do projeto com a implantação de 84 CVTs e 487 TLCs. Atualmente, Minas Gerais abriga 571 unidades interligadas por 4.439 microcomputadores conectados em banda larga.

COMPATILHAR: