O governador Aécio Neves destacou, nesta quinta-feira (04/06), a redução dos indicadores da criminalidade no Estado aos níveis de dez anos atrás. Os novos números divulgados, hoje, pela Secretaria de Defesa Social e Fundação João Pinheiro, mostram que o índice de ocorrência de crimes violentos – homicídios, roubos, assaltos e estupros ? verificado em Minas no ano passado é menor do que o registrado em 2000.
?Voltamos aos patamares da década passada. Temos, no ano de 2009, os indicadores dos crimes violentos de 1999 e 2000, de dez anos atrás. Esse era nosso objetivo. Assumimos o governo, em 2003, com indicadores de criminalidade muito altos e estamos chegando, em 2009, com os indicadores de 1999?, afirmou o governador, em entrevista, durante abertura oficial da Superagro, no Expominas.
Em 2008, foram registradas 348,8 ocorrências de crimes violentos por 100 mil habitantes em Minas, 3% a menos que a registrada em 2000, com 357,8 ocorrências. Os números foram divulgados no Anuário de Informações Criminais de Minas Gerais, elaborado pelo Núcleo de Estudos em Segurança Pública da Fundação João Pinheiro (Nesp/FJP).
No comparativo dos últimos seis anos, o Índice de Criminalidade Violenta (ICV) registrou queda representativa. No ano passado, o índice de crimes no conjunto dos 853 municípios reduziu 36%, em relação a 2003. Na capital Belo Horizonte, a redução foi de 52% e, nos 334 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a queda foi de 51% em 2008, em relação a 2003.
A tendência de queda permanece em 2009. De acordo com dados preliminares apurados pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds), nos primeiros três meses deste ano, o índice de crimes violentos em todo o estado caiu 21% em relação ao primeiro trimestre de 2008. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte a redução foi de 25% e, na capital mineira, esses crimes apresentaram queda de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.
Política de segurança
Aécio Neves ressaltou que a diminuição da criminalidade é resultado dos investimentos e da política de segurança do Governo do Estado que prioriza ações preventivas de combate à violência. Segundo ele, o trabalho integrado das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros foi fundamental para que o atual índice de crimes violentes chegasse aos níveis de uma década atrás. Minas é o Estado que mais investe em segurança em relação à despesa orçamentária (13,5% em 2008). Entre 2003 e 2008, o Governo do Estado destinou cerca de R$ 22 bilhões à área de segurança pública, recursos do Tesouro Estadual.
?É a comprovação de que o esforço que fizemos de unificação, de trabalho em conjunto da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, tem trazido resultados extremamente importantes para o Estado. Esse é um dado efetivamente para comemorar. É motivo de orgulho para todos nós mineiros. Os crimes violentos em Minas Gerais, em Belo Horizonte, e na Região Metropolitana reduziu-se e reduziu-se muito?, disse o governador.

COMPATILHAR: