Para celebrar a Semana Global do Empreendedorismo, que acontece entre os dias 14 e 20 de novembro, cerca de 400 atividades vão acontecer no estado de Minas Gerais. Os trabalhos têm o objetivo de estimular e fortalecer ações empreendedoras nos municípios mineiros, seguindo uma tendência contemporânea mundial.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), após parceria firmada com o Endeavor, instituto responsável pela coordenação da Semana no Brasil, tem trabalhado nos últimos meses para conseguir mobilizar os 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) distribuídos no estado. Com participação inédita no evento, essas unidades atuarão por meio dos seus Núcleos de Apoio ao Empreendedor (NAEs) oferecendo palestras, cursos, competições, gincanas e oficinas de forma a mobilizar a população sobre a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social.
Em Itabira, o CVT promoverá nos dias 16 e 17 de novembro: Talk Show, oficinas e palestras no auditório do i.tec, onde jovens empreendedores vão debater o tema. Já no município de Carmo do Rio Claro, o CVT vai realizar a ?Gincana Empreendedora?, envolvendo alunos do ensino médio do município.
Encontre no link http://www.inclusaodigital.mg.gov.br/novo_portal/unidades/ a unidade de CVT mais próxima e saiba quais atividades estão sendo oferecidas.
Semana Global de Empreendedorismo na UFMG
Com o objetivo de reforçar o trabalho dos CVTs, a Superintendência de Inovação Social (SIS) da Sectes estabeleceu acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para transmitir por videoconferência as palestras sobre empreendedorismo que a instituição irá promover durante a Semana. ?A ideia é levar o maior número possível de moradores aos CVTs para assistirem às apresentações de especialistas na área?, informa a Superintendente de Inovação Social, Lélia Teixeira.
A Semana Global do Empreendedorismo na UFMG está sendo organizada pela Incubadora de Empresas Inova, em parceria com a Incubadora de Empresas de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). De 16 a 18 de novembro, estudantes, pesquisadores, professores e pessoas que atuam na área de empreendedorismo poderão participar de palestras, mesas-redondas e conhecer casos de empreendimentos de sucesso.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, fará a abertura das atividades no dia 16, às 14h, no auditório principal da Escola de Engenharia da UFMG. Após a cerimônia, o professor da Fundação Dom Cabral e especialista em empreendedorismo, Fernando Dolabella, irá proferir a palestra ?O Segredo do Empreendedor?. Em seguida, o ator e empreendedor Wellington Nogueira fará a apresentação dos Doutores da Alegria com o objetivo de mostrar que é possível desenvolver empreendedorismo social de sucesso.
Mais informações sobre as apresentações no endereço http://www.inova.ufmg.br/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=544
Semana Global do Empreendedorismo
Criada no ano de 2008, a Semana representa um movimento internacional de organizações e parceiros espalhados em 104 países que acreditam na possibilidade de transformar o mundo por meio do empreendedorismo. As atividades acontecem todos os anos no mês de novembro. O Brasil aderiu ao movimento em 2008, e desde então realiza a maior Semana Global entre os países participantes. Ano passado, 594 parceiros realizaram 3.243 atividades em todo o país, impactando 2,6 milhões de participantes.
Para mais informações sobre a Semana em Minas no http: www.semanaglobal.org.br/lista-atividades

COMPATILHAR: