Cerca de 1,5 mil pessoas de 23 estados e representantes de oito países da América Latina, América Central e Europa participaram nesta segunda-feira (15) da abertura do Ciclo de Debates Ciclo de Debates Latino-Americano sobre Trabalho Social com a Família de Crianças e Adolescentes, realizado em Belo Horizonte pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O evento, que termina nesta quarta-feira (17), tem como objetivos principais a troca de experiências e busca por soluções que preservem o direito à convivência familiar e comunitária.
Durante a abertura, foi assinado o termo de cooperação mútua entre o Governo de Minas, a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), a Associação Mineira de Municípios, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) para a realização do diagnóstico social ?Toda Criança em Família?, que será realizado nos 853 municípios de Minas. Esse levantamento vai permitir a formulação, execução, monitoramento da política estadual de defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Juliano Fisicaro, observou, durante a abertura, que a troca de experiências nos três dias de evento será de grande importância para a elaboração de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. ?O debate vai nos ajudar a subsidiar o acompanhamento dessas políticas. O Governo de Minas apresenta essas políticas como prioridades, pois sabemos que as crianças são o futuro do nosso Estado?.
O Governo de Minas já tem atuação reconhecida nacionalmente em ações específicas para crianças e adolescentes, como a campanha Proteja Nossas Crianças, lançada em maio passado. O coordenador do Colegiado Nacional dos Conselhos Tutelares (Rio de Janeiro), Renê Dutra, destacou as ações de Minas Gerais. ?Existe um trabalho de vanguarda em Minas Gerais e nós temos acompanhado tudo. O trabalho desenvolvido aqui é muito importante e serve como referência para outros estados?, encerrou.

COMPATILHAR: