Os números da campanha de vacinação, que podem ser consultados no site do Programa Nacional de Imunização (PNI), refletem uma cobertura de, até o momento, 51,54% no Estado, o que está dentro das perspectivas para o período da campanha, a última semana.
As crianças menores de 2 anos se destacam com a maior cobertura entre as faixas a serem vacinadas, atingindo 60,67%. Os maiores de 60 anos também contam com boa cobertura, que está na casa de 52,72%. O índice das grávidas está menor do que os outros dois grupos. Até o momento, 89.250 gestantes se imunizaram, o que resulta em 29,27%.
?Quanto às gestantes, estamos avaliando se houve uma população estimada maior do que a real ou se a questão é a adesão à campanha. No geral, esta tem sido uma vacinação bem tranquila e estamos confiantes que a população atenderá o chamado para se proteger e, consequentemente, atingirmos a meta de vacinar 80% de todo o público alvo? , avaliou a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Márcia Cortez.
Márcia tranquiliza as gestantes, explicando que a vacina não faz mal ao bebê nem traz risco à gravidez. ?A vacina é contraindicada somente para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha e a seus derivados, bem como para aquelas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores? .
Ainda sobre contraindicações, a diretora salienta que elas só ocorrem nos casos de alergia grave, ou seja, são aquelas pessoas que não podem sequer comer alimentos que tenham proteína de ovos em seus ingredientes. ?Além disso, pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves devem adiar a vacinação até o desaparecimento dos sintomas? , esclarece.

Sabedoria
A campanha tem neste ano o slogan ?Aprenda com quem tem sabedoria. Vacine-se contra a influenza?. O motivo é muito claro. No Brasil, as imunizações contra a gripe são feitas desde 1999. Portanto, o país e a população maior de 60 anos já contam com larga experiência, reconhecendo a importância de se vacinar.
?Nosso objetivo é proteger a parcela da população que corre mais risco de ter a doença na forma mais grave. Com isso, vamos evitar as internações e, principalmente, a mortalidade em virtude da doença? , declarou Márcia Cortez.
As pessoas com mais de 60 anos, tradicional público alvo da campanha, têm a companhia de gestantes, crianças com idade entre seis meses e 2 anos para proteção da saúde. ?As pessoas que não se vacinaram ainda terão oportunidade de se imunizar até o dia 13 de maio. Para isso, basta comparecer a uma unidade de saúde para tomar a sua dose? .
Também estão sendo imunizados trabalhadores da área de saúde que atuam no atendimento a pacientes com Influenza e indígenas que vivem em aldeias, o que totaliza 3.124.715 pessoas. Em Minas, a meta é aplicar 2.496.840 doses, o que corresponde a 80% de cobertura da população alvo.
Cerca de 13 mil profissionais de saúde estão envolvidos com a campanha. Há ainda 5.500 postos fixos e volantes à disposição do cidadão para aplicar a vacina. Foram investidos R$ 2.672.705,60, sendo R$ 797.731,35 provenientes do Tesouro Estadual.

COMPATILHAR: