O Programa Minas Olímpica Nova Geração da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, do governo de Minas, atende a aproximadamente 100 crianças no município de Pains.
Implantado em 2006, em parceria com a Prefeitura, o Minas Olímpica tem mudado o cotidiano de muitas crianças e jovens painenses. O programa garante aos alunos de escolas municipais e estaduais e acesso à prática esportiva com orientação técnica. Os educadores têm como objetivo trabalhar o esporte como ferramenta educacional, formando novos cidadãos.
No dia 17 de abril, os integrantes do Programa visitaram a unidade do Sesc, em Bom Despacho, tiveram um dia bem recreativo, com atividades monitoradas pela equipe do clube e estagiários de educação física da Unipac-Bom Despacho.
Os alunos participaram de gincanas, pescaria, praticaram atividades físicas como futsal, vôlei, pólo ? aquático (sempre orientadas pelos salva-vidas) e fizeram uma caminhada pela reserva do clube.
Além dos professores e estagiários do Programa Minas Olímpica, acompanharam o passeio três pais de alunos e dois representantes do Conselho Tutelar de Pains.
De acordo com a coordenadora do Minas Olímpica, Ana Paula Pessoa Belo, um passeio como esse é uma oportunidade de proporcionar aos educandos, atividades de lazer, interação e descoberta de novos conhecimentos.
O programa tem participado ativamente de vários eventos, como, por exemplo, do Dia Mundial da Atividade Física, Cinturão contra a Dengue, Dia Internacional da Mulher, Educação Ambiental, Orientações sobre saúde, entre outros.
Para Débora Emília da Silva, de 14 anos, a participação no programa é essencial para a formação do jovem, já que traz muitos conhecimentos. ?Participo desde a implantação. Dificilmente teria aprendido tanta coisa, especialmente questões de educação ambiental se não freqüentasse? . Rafaela da Silva, de 14 anos corcorda: ?Estou há mais de um ano no Minas Olímpica. Antes ficava mais em casa. Hoje,além de fazer novas amizades, participo ativamente das atividades que são muitas e aprendo bastante? . Marcos Vinícius Pfister Silva, de 15 anos, se mudou, há um ano, para Pains e ficou feliz em saber que o município também adota o programa. ?Antes, eu sumia de casa. Hoje, se não estou em casa, estou aprendendo no Minas Olímpica? .
O Núcleo do Programa Minas Olímpica Nova Geração funciona à Rua Doresópolis, nº 379 ? Vila Crispim, Pains (MG).

COMPATILHAR: