O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em entrevista à Rádio Itatiaia, manteve a previsão de que todos os mineiros adultos estejam vacinados contra a covid-19, com a primeira dose, até outubro. Para o prazo, o Ministério da Saúde deve cumprir o cronograma de entregas dos imunizantes. 

“O ministério cumpre o cronograma de entrega das vacinas. E se ele continuar cumprindo, até outubro estaremos com todos os mineiros imunizados”, pontuou. Conforme Zema, no entanto, a vacinação pode ser antecipada. Isso porque Minas Gerais pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a importação da vacina Sputnik V. 

“Nós solicitamos à Anvisa a autorização para importarmos a Sputnik V. Caso a autorização seja dada, vamos ter condição de agilizar ainda mais esta data. Eu quero lembrar aqui que nós entramos em contato com todos os laboratórios, desde o início do desenvolvimento da vacina, mas todos eles, sem exceção, só vendiam apenas para países”, afirmou. 

Aprovada com restrições

O uso da vacina Sputnik V no Brasil foi autorizado pela Anvisa no início de junho, mas com restrições. Entre os critérios, o órgão regulador só autorizou aplicar doses em adultos, de 18 a 60 anos, sem comorbidade e ainda não vacinados, determinou monitoramento dos resultados e restringiu o público-alvo a no máximo 1% da população.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: