Minas Gerais registrou redução de 77% no número de casos notificados de dengue em 2011 em comparação com 2010 ? foram 64.199 contra 261.915, respectivamente. Entre os 75 municípios que realizaram o Levantamento de Infestação Rápida (LIRa), apenas em Santa Luzia e Mário Campos o índice de infestação aumentou em outubro, se comparado ao mês de março.
Porém, as fortes chuvas que caem em todo o Estado exigem que a luta contra a dengue continue. Isto porque a água empossada forma um ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Mobilização
Estudos previam que a dengue avançaria em Minas em 2011. Para impedir que isso acontecesse, a SES criou, no final de 2010, o Programa Estadual de Controle da Dengue, que teve como uma de suas principais ferramentas a Força Tarefa – Todos contra a dengue.
O programa tem como objetivo estimular a participação e a mobilização do cidadão. Por meio da Força Tarefa, formada por quase 400 pessoas, sendo 200 soldados do Exército, 40 da Aeronáutica e 120 agentes de saúde, a estratégia busca eliminar os possíveis focos do mosquito.
Atualmente, são utilizados 10 ônibus, 70 carros fumacê, 600 bombas costais, nove caminhões (Dengue Móvel) e 20 Dengômetros (estandes onde as pessoas têm acesso às informações sobre a doença), que realizam varreduras nas áreas consideradas de risco.
A aceitação e participação da população são muito grandes. Somente no ano passado, foram recolhidos mais de 2 milhões de possíveis criadouros do mosquito, e a Força Tarefa visitou 41 municípios.
Ações para 2012
Neste ano, conteúdos para internet, smartphones e tablets prometem estimular e mobilizar ainda mais a população para continuar a luta contra a doença.
As redes sociais contam com várias iniciativas. Além dos já conhecidos Dengue Ville e Observatório da Dengue, a SES disponibilizou uma versão para iPhones (iOS) do aplicativo Contra Dengue. Esse aplicativo (app) permite ao usuário obter informações diretas sobre a dengue em Minas e também colaborar com a campanha, fazendo denúncias de casos e focos da doença através de email e/ou Twitter.
Para 2012 também está previsto um incremento da infraestrutura. Em dezembro, Minas recebeu 44 veículos para as equipes da Força Tarefa, sendo 31 caminhonetes, 10 micro-ônibus e três caminhões. Foram entregues equipamentos de segurança (máscara, luvas, capacete, etc.) para uso dos profissionais durante a aplicação de inseticida.
A SES autorizou ainda a distribuição de cloreto de sódio 9mg/mL/bolsa 500ml, dispositivos de acesso venoso e equipamentos para os 54 municípios constantes na lista prioritária do Ministério da Saúde (MS) e que receberam insumos da dengue em 2010.

COMPATILHAR: