Até o início de setembro deste ano, Minas Gerais já teve 119 surtos de conjuntivite que afetaram ao menos 156 pessoas. A doença provoca inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular. Geralmente, pode durar de 7 a 15 dias e pode se manifestar de forma aguda ou crônica.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a conjuntivite causa sensação de areia nos olhos, secreção, vermelhidão e coceira. Mas com alguns cuidados simples de higiene, é possível controlar o contágio e a evolução da doença.

Especialistas recomendam lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do SUS. Além disso, deve-se evitar locais fechados, aglomerações e lavar com frequência o rosto e as mãos, principais condutores para transmissão de microrganismos. 

Para quem está com a doença, o SUS oferece tratamento gratuito. “Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos que devem ser prescritos por um médico”, explicou Daiana de Carvalho Souza, da Referência Técnica de Atenção Especializada da SES-MG.

 

Fonte: Hoje em Dia||http://hojeemdia.com.br/horizontes/minas-registra-119-surtos-de-conjuntivite-em-2016-saiba-como-evitar-o-cont%C3%A1gio-1.412823

COMPATILHAR: