A demora em diagnosticar possíveis sintomas da nova gripe pode ter causado a morte da operadora de caixa Keila Daniele de Sales Souza, 25 anos. Com febre, vômitos, dor de cabeça e falta de ar, ela foi internada no Hospital Municipal José Sabino Neto (antiga UAI Teresópolis), em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, na última sexta-feira (24).
No domingo (26), o estado de saúde dela piorou, evoluindo para uma pneumonia grave. Na tarde de anteontem, a equipe médica da unidade suspeitou que seria a nova gripe. O hospital de Betim, então, solicitou uma vaga no CTI do hospital referência Eduardo de Menezes, na capital. Contudo, de acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Betim, não havia leitos no hospital de Belo Horizonte. Profissionais do Hospital Eduardo de Menezes estiveram em Betim e coletaram amostras da paciente. Porém, ontem (27) pela manhã, Keila Souza sofreu uma parada respiratória aguda, seguida de parada cardíaca, provocando a morte da jovem.
A família da vítima acusa o hospital de negligência médica. Minha mãe a levou ao hospital na sexta e disseram que estava com úlcera nervosa. No sábado, falaram que era aids. Só no domingo que eles coletaram amostras e disseram que poderia ser gripe suína, contou Katiane Cristine Sales, irmã de Keila.
A tia da vítima, a doméstica Cristina Amaral, disse que a família irá processar a unidade. É um absurdo. Ela morreu sem saber o que tinha. Se tivesse descoberto mais cedo o que era, poderiam ter transferido, disse.
Conforme a Secretaria de Saúde de Betim, a família de Keila Souza será monitorada. O irmão, a cunhada e a sobrinha da vítima de 1 ano de idade foram encaminhados para exames no Hospital Eduardo de Menezes. Cerca de 10 pessoas faziam parte do convívio familiar de Keila Daniele de Sales Souza, que trabalhava em um supermercado e estava de férias.
O material coletado nela foi enviado para análise na Fiocruz, no Rio de Janeiro, ontem à tarde. O resultado deve sair em 10 dias.
Até a comprovação da primeira morte pela nova gripe em Minas, a Secretaria Municipal de Saúde de Betim não irá falar sobre o caso. Sobre as acusações de negligência feitas pela família, o Hospital Municipal José Sabino Neto também não quis se pronunciar. Os médicos que atenderam Keila também não comentaram o caso. Segundo o Ministério da Saúde, a nova gripe já causou 45 mortes no Brasil.
Balanço
Em Minas O Estado tem 154 pessoas com gripe suína. Outros 321 casos são tratados como suspeitos e 290 foram descartados.
Na capital. Belo Horizonte tem 106 casos confirmados, 390 suspeitos e 253 descartados.
Internados. O Hospital das Clínicas tem três pacientes hospitalizados por causa da doença. No Eduardo de Menezes, dez pessoas estão internadas.

COMPATILHAR: