Deu entrada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), no Triângulo Mineiro, um paciente com sintomas do novo coronavírus. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a pessoa com os sinais está isolada no HC-UFU, que não deu detalhes sobre o perfil do cidadão.

Com mais esse caso suspeito, equipes médicas de Minas Gerais investigam pelo menos sete casos suspeitos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Oficialmente, notificados à Secretaria de Estado de Saúde (SES), no entanto, são dois quadros clínicos, ambos de Belo Horizonte.

Contudo, Montes Claros, no Norte de Minas, e Varginha, no Sul do estado, também investigam casos, conforme apurado pelo Estado de Minas. Na primeira cidade, trata-se de um estudante de medicina que estava em São Paulo.

Já no segundo município, as três pessoas são da mesma família e também retornaram da Itália com sintomas da doença. Elas estão internadas no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre.

Quanto aos dois de BH, a Saúde estadual informou que se tratam de duas mulheres que passaram por diversos países asiáticos neste ano.

A primeira suspeita paira sobre uma mulher, de 57 anos, que apresentou os sintomas no sábado passado (22). Ela viajou para Dubai em 25 de janeiro e passou pela Tailândia, Vietnã e Camboja, chegando ao Brasil em 17 de fevereiro. Dois dias depois, no dia 19, seguiu para BH.

A outra suspeição foi notificada à Saúde estadual na terça-feira (25). A mulher, de 25 anos, mora em Belo Horizonte, e apresentou os sintomas no sábado. Ela viajou, no último dia 4, para a Tailândia e passou por Vietnã e Singapura. Também fez conexão nos aeroportos de Abu Dabi e de Madrid, retornando ao Brasil na segunda-feira (24).

Apesar dos dois casos suspeitos terem história de viagem à Tailândia e Vietnã, eles, segundo a pasta, “não possuem vínculo epidemiológico”.

Antes delas, a Saúde estadual descartou dois casos do novo coronavírus em Minas Gerais, ambos em BH.

Brasil

O Brasil registrou, nesta quarta-feira (26), o primeiro caso confirmado da infecção pelo Covid-2019, a doença causada pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 61 anos, residente no estado de São Paulo, que viajou para a Itália e apresentou febre, tosse, dor de garganta e coriza.

Até o momento, outros 20 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde, conforme informações repassadas pelas secretarias de saúde de todo o país, distribuídos da seguinte forma: Espírito Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), São Paulo (11), Santa Catarina (2), Paraíba (1) e Pernambuco (1).

Outros 59 casos foram descartados no Brasil.

 

Fonte: Estado de Minas ||
COMPATILHAR: