Mais uma vez Minas Gerais se destaca no número de inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dos quase 19 milhões de alunos brasileiros inscritos, 1.997.020 são mineiros, ou seja, 10,6% do total de participantes que irão participar da primeira etapa da competição são de escolas de Minas Gerais.
Em relação ao número de escolas inscritas para essa edição, Minas conta com 4.551 escolas inscritas das 47.144 instituições públicas participantes nos três níveis da Obmep em todo o país. As escolas mineiras participantes são de 851 municípios do Estado.
Etapas da Obmep
A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deverá selecionar 5% do total de alunos inscritos. Serão classificados os alunos com maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva. De acordo com o calendário da competição, as provas da primeira fase serão aplicadas no dia 4 de junho. Já os testes da segunda etapa serão realizados no dia 14 de setembro. O resultado final está previsto para o dia 29 de novembro.
Premiação
Além de medalhas de ouro, prata e bronze, os alunos que se destacarem na Obmep terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). A iniciativa tem duração de um ano e as atividades do programa envolvem tanto encontros presenciais quanto a participação em um Fórum Virtual que possibilita o contato, via internet, com estudantes de todo o país que se interessam por Matemática. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Cientifica Jr., concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professores e escolas que se destacarem também serão premiados pela Olimpíada.
Obmep
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.
A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

COMPATILHAR: