Nos seis primeiros meses de 2016 Minas Gerais registrou um aumento de 82% no número de registros de incêndio de vegetação que o mesmo período do ano passado, de acordo com balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta terça-feira (9). Foram 4.328 ocorrências entre janeiro e junho deste ano e 2.377 no mesmo período de 2015, quando nos 12 meses foram 9.809 incêndios registrados.

O Pelotão de Combate a Incêndios Florestais da corporação atua contra chamas que atingem o Monumento Natural da Serra da Moeda desde a tarde de segunda-feira (8). São seis militares dos bombeiros, nove brigadistas, dois funcionários e um gerente da unidade de conservação atuam no combate ao incêndio. Três veículos 4×4 auxiliam no transporte dos combatentes.

Ainda de acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), o Parque Estadual de Montezuma, no Norte de Minas, um incêndio em seu entorno também é combatido desde o fim da tarde de segunda. Lá atuam quatro funcionários da unidade de conservação, com o auxílio de um veículo 4×4 e uma motocicleta.

Entre janeiro deste ano e a última segunda-feira, Minas registrou 205 incêndios em unidades de conservação, sete a mais que os 198 registrados entre janeiro e todo o mês de agosto de 2015. Nesta segunda, brigadistas extinguiram chamas que atingiam desde o fim de semana o Monumento Natural de Itatiaia, em Ouro Preto, e o Parque Estadual de Ouro Branco, ambos na região Central do Estado.

Canastra

No Parque Nacional da Serra do Canastra, em São Roque de Minas, na região Centro-Oeste do Estao, segue o combate às chamas que destroem grande parte do local desde a última quarta-feira (3), sendo que, nesta terça-feira, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou um balanço parcial com a estimativa de que pelo menos 12 mil hectares já foram destruídos.

Ao todo, trinta e cinco brigadistas do instituto, 14 bombeiros militares do Governo do Estado e dez voluntários continuam atuando no combate ao incêndio florestal. Ainda conforme o órgão, o fogo ocorre em dois locais: na bacia do rio Santo Antônio (área não regularizada) e na região de Zagaia (em frente à portaria 3, área regularizada).

Além disso, um helicóptero da Polícia Militar, cedido pelo governo estadual, e oito veículos ajudam no transporte do pessoal. Também está prevista a chegada, ainda nesta terça, de dois aviões air tractor (que jogam água sobre a vegetação em chamas) para reforçar o combate.

Segundo o Icmbio, a dificuldade de acesso aos locais de incêndio, que impede a chegada das tropas em alguns pontos, o tempo seco e os ventos fortes são fatores que contribuem para a propagação das chamas e que atrapalham o trabalho dos brigadistas.

 

Fonte: O Tempo||http://www.otempo.com.br/cidades/minas-teve-82-mais-inc%C3%AAndios-em-vegeta%C3%A7%C3%B5es-no-primeiro-semestre-1.1352424

COMPATILHAR: