Com o crescimento da procura por produtos naturais no Brasil e no mundo, o cultivo do cogumelo agaricus blazei tem sido objeto de atenção dos mercados nacional e internacional, principalmente após a reabertura do Japão para os produtos brasileiros.
Aos interessados na atividade e em novos investimentos, a produção do agaricus blazei afigura-se como uma oportunidade promissora. Para esse público, a Minasfungi do Brasil promoverá um workshop sobre a produção e comercialização do cogumelo no dia 21 de abril, em Belo Horizonte.
Os cogumelos são fungos conhecidos e utilizados na alimentação do homem desde a antiguidade, mas a espécie agaricus blazei, descoberta na Mata Atlântica do sul de São Paulo, tornou-se famosa, em função das suas qualidades anti-tumorais, anti-inflamatórias, antimicrobianas entre outras. Suas propriedades funcionais têm sido comprovadas por inúmeras pesquisas, de diferentes e renomadas universidades no mundo, que revelaram a contribuição eficiente do cogumelo no auxílio da prevenção e tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, aids e até mesmo tumores.
Sua produção, entretanto, exige cuidados. Por ser um fungo muito sensível, faz-se necessário criar condições ambientais especiais e adequadas, que vão desde a temperatura até os níveis ideais de umidade para seu desenvolvimento. O processo produtivo passa por diversos ciclos, que exigem habilidade e capacitação técnica. Segundo o biólogo da Cooperativa dos Produtores de Cogumelo da Região Metropolitana de Belo Horizonte ? Minasfungi do Brasil ?, William Regis, ?o cultivo do cogumelo agaricus blazei é uma atividade economicamente viável, mas é importante que se tenha o domínio de todas as fases da produção e entendimento de todos os riscos?.
William Regis destaca que o principal objetivo do curso é fornecer elementos reais sobre como o negócio pode ser rentável e importante sobre diversos aspectos sociais que vão desde a produção até a comercialização do cogumelo. Contato pelo site: www.minasfungi.com.br ou email: minasfungi@minasfungi.com.br.

Imprimir
Comentários