Maior palco do futebol mineiro e um dos grandes templos do esporte no país, o Mineirão celebra nesta quarta-feira (5), o 53º aniversário de fundação. Situado na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, o estádio foi inaugurado em 5 de setembro de 1965, com a disputa de um amistoso entre a Seleção Mineira e o River Plate, da Argentina. Diante de 73 mil espectadores, os “mandantes” venceram por 1 a 0, gol do meio-campista Buglê, à época jogador do Atlético. Desde então, o Gigante da Pampulha recebeu diversos jogos importantes, sendo o mais emblemático o triunfo da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1, pela semifinal da Copa do Mundo de 2014. Agora, os diretores do estádio têm um novo sonho para 2019: sediar a final da Copa América.

Samuel Lloyd, diretor comercial da Minas Arena, afirmou que abrigar uma decisão de Copa América é um sonho. Segundo o gestor, o Mineirão tem condições para realizar “grandes jogos” da competição continental.

“Nós recebemos aqui a equipe que está selecionando os estádios e agora aguardamos uma confirmação se o Mineirão será ou não a sede. Estamos bem ansiosos e confiantes que o Mineirão não só será uma das sedes, como será capaz de receber grandes jogos. A final é sempre um sonho para qualquer estádio. Mas temos que entender um pouco as relações geográficas nesse sentido, como Rio e São Paulo, que são opções, além de outras cidades, como Porto Alegre. Há vários estádios concorrendo para uma grande final e isso fica mesmo a critério da equipe organizadora da Copa América. Assim como vocês, estamos aguardando ansiosamente não só a tabela, mas também os jogos aqui no Mineirão”.

 Esta será a quinta Copa América sediada no Brasil e tende a ser a segunda com partidas no Mineirão. Na edição de 1975, sem sede fixa, o estádio recebeu três jogos da Seleção Brasileira. Dois foram pela primeira fase: vitórias sobre Argentina (2 a 1) e Venezuela (6 a 0).

A terceira partida foi uma traumática derrota para o Peru por 3 a 1, pelo duelo de ida da semifinal. A Seleção Brasileira venceu o jogo de volta por 2 a 0, em Lima, capital peruana, e igualou o placar agregado. Entretanto, a Seleção acabou eliminada após perder a vaga na final em um sorteio da Conmebol, já que não constava no regulamento um desempate por prorrogação ou pênaltis. Naquele ano, a base do time brasileiro tinha jogadores de clubes mineiros.

A Copa América de 2019 será disputada entre 14 de junho e 7 de julho. Os jogos acontecerão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Entretanto, os estádios que sediarão o torneio ainda não foram definidos oficialmente. A competição contará com as participações de 10 países representados pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai,Peru, Colômbia, Equador, Bolívia e Venezuela) e mais duas seleções convidadas da Confederação Asiática de Futebol (Catar e Japão).

Depois da Copa América no Brasil, a Conmebol pretende realizar uma edição em 2020 para igualar o calendário com o da Eurocopa, principal torneio de seleções da Europa. Daí em diante, o torneio ocorreria de quatro em quatro anos (2024, 2028, 2032…), sempre intercalada com a Copa do Mundo (2022, 2026, 2030…).

 

 

Fonte: Super Esportes||

COMPATILHAR: