O advogado Oswaldo Faria Costa, morador de Cachoeira de Minas, é o novo recordista do RankBrasil pelo maior número de aprovações em concursos públicos.
Com 22 aprovações, em 2013 ele superou a antiga marca, obtida em 2011, pela professora Maria Aridenise Macena Fontenelle, da cidade de Mossoró/RN, que havia passado em 10 concursos.
Natural de Soledade de Minas, Oswaldo tem 28 anos e a ideia de prestar concursos surgiu logo quando terminou o ensino médio. ?Foi uma vontade pessoal, sem incentivo de outras pessoas. Este tipo de cargo traz estabilidade e plano de carreira?, acredita.
A primeira tentativa de Oswaldo aconteceu em 2003, no concurso para o Banco do Brasil, enquanto a primeira aprovação veio em 2004, para a vaga de carteiro. Das 22 vezes que passou, ele já foi chamado nos Correios, Caixa Econômica Federal e três vezes na Polícia Militar.
O recordista ainda está na lista de espera de outros 10 concursos públicos e revela que vai continuar buscando aprovações até conseguir assumir um cargo bastante significativo. ?Quero uma vaga preferencialmente na área jurídica?, diz.
Recorde brasileiro
Oswaldo ficou sabendo do trabalho prestado pelo RankBrasil por meio da televisão, foi pesquisar sobre aprovações em concursos públicos e percebeu que podia superar a marca já existente.?Este título é o reconhecimento de 10 anos de estudo e dedicação?, destaca.
Agradecimentos
Pelo recorde, Oswaldo agradece à mãe Maria José Faria Costa ? falecida em fevereiro de 2011 ? pelo incentivo nos primeiros anos, e ao pai Vivaldo Pereira Costa. Ele também presta agradecimentos aos irmãos Viviane Faria Costa Muradi Barbosa e Leonardo Faria Costa, e aos sobrinhos João Felipe, Hannah e Petrus.
O advogado ainda faz um agradecimento especial para a esposa Daniele de Fátima Alves Faria Costa, ?pela compreensão da abstenção de momentos de lazer em decorrência do meu estudo?, e para o filho Marcos Vinicius de Fátima Alves Faria Costa, de dois anos e meio, ?que me faz ter vontade de estudar mais e mais, para buscar maior estabilidade?.
Dica para outros candidatos
Segundo o recordista, passar em concurso público não é questão de sorte, mas de muito empenho. Para as pessoas que estão tentando uma aprovação, a recomendação é estudar, ter muita perseverança e nunca desistir. Além disto ? prossegue ele ? é importante à realização de cursos preparatórios, o que traz dicas e macetes de estudo.
Manual e site de concursos públicos
Oswaldo está escrevendo o livro ?Manual de como passar em concursos?, que será lançado no segundo semestre de 2013. Antes disso, em 1° de abril, ele vai colocar no ar um site de concursos públicos, mostrando sua experiência e também apresentando cursos preparatórios online.

Imprimir
Comentários