Os proprietários de veículos de Minas Gerais estão na expectativa quanto uma possível redução no valor do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (Ipva), em 2010. No estado de São Paulo a redução vai ser, em média, de 9,3%.
Início do ano todo mundo já sabe, é hora de pagar as contas. Mas em 2010 pode ser um pouco diferente. O IPVA dos 5,5 milhões de veículos em Minas Gerais pode ficar mais barato. Em São Paulo, por exemplo, a redução do imposto será de 9,3% em média. Ao contrário de outros estados, o governo de Minas ainda não se pronunciou de quanto será o desconto.
A redução do IPVA não é uma iniciativa dos governos estaduais. Como o preço do carro novo e usado caiu em função do IPI zero, praticado durante quase todo o ano, a tendência é que o IPVA também diminua, já que o cálculo dele é feito sobre o valor do veículo.
O anúncio da redução é aguardado com ansiedade pelo pequeno empresário Ildilson de Oliveira. Dono de uma frota de cinco veículos, ele gasta em média, por ano, cerca de R$5 mil, que agora pretende direcionar a verba para investimentos na empresa.
Mas investir o que seria gasto com o pagamento do IPVA, não deve se aplicar a todos, explica o economista Leonardo Augusto. Segundo ele, o início do ano é momento de contas, por isso mesmo o melhor é usar o dinheiro para pagar dívidas ou invés de fazer outras.

COMPATILHAR: