No próximo sábado (5), das 8h às 11h, será realizado o Minicurso Portal Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), promovido pelo curso de Biblioteconomia do Unifor. O treinamento será desenvolvido no Laboratório de Informática 5 e é voltado a professores e alunos da graduação.
O minicurso tem como objetivos capacitar docentes e discentes na utilização do acervo para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, promover o acesso ao conteúdo do Portal de Periódicos da Capes aos participantes e aprimorar o conhecimento dos alunos para o desenvolvimento de trabalhos científicos.
As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (3), na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), Prédio 1 do Unifor. O valor para estudantes é de R$5 e, para professores, é de R$10. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas.
Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora de biblioteconomia, professora Margarita Rodrigues Torres, pelo telefone (37) 3329-1457 ou pelo e-mail [email protected]
Portal de Periódicos da Capes
O Portal de Periódicos da Capes foi lançado em novembro de 2000 e é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível, disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. O ambiente foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional e com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro.
O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza, a instituições de ensino e pesquisa no Brasil, o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 29 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, nove bases dedicadas, exclusivamente, a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
O ambiente atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de pós-graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

print
Comentários