O Governo de Minas recebeu, nesta terça-feira (10), a confirmação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de liberação do Bolsa Família para população cadastrada no programa em 103 cidades em situação de emergência por causa das chuvas. Serão liberados mais de R$ 33 milhões para 289.453 famílias.
Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a expectativa é aumentar ainda mais este número, já que outros municípios emitiram decretos oficiais, além de cidades que podem entrar em situação de emergência nos próximos dias.
A orientação dada aos prefeitos é de que eles podem solicitar o adiantamento diretamente à Sedese, responsável pelo contato com o Ministério e a autorização do pagamento. Para os beneficiados pela medida, o benefício estará disponível a partir do dia 14 de fevereiro.
Os moradores que perderam os documentos pessoais e o cartão do Bolsa Família terão que apresentar a ?Declaração Especial de Pagamento?, expedida pelas prefeituras, por meio de uma guia individual. A declaração é mensal e servirá para o pagamento do benefício do respectivo mês. Assim, deverão ser emitidas vias distintas para o pagamento de janeiro e fevereiro de 2012. No caso de beneficiário analfabeto, a prefeitura deverá colher impressão digital do cidadão, no lugar da assinatura prevista na declaração.

COMPATILHAR: