O ministro da Educação italiano, Lorenzo Fioramonti, membro do movimento “5 Estrelas”, anunciou nesta quinta-feira (26) sua demissão por não ter obtido do governo os fundos necessários para melhorar a situação das escolas e universidades.

“Em 23 de dezembro, enviei minha carta oficial de demissão como Ministro da Educação (…) Aceitei minha missão com o único objetivo de mudar a tendência que, por décadas, coloca a escola, o ensino superior e a pesquisa italianos em condições muito complicadas e de muito sofrimento”, afirmou o ministro em mensagem divulgada no Facebook.

Contingenciamento no Brasil

O Ministério da Educação no Brasil foi alvo de contingenciamentos neste ano, determinados pelo governo federal como forma de enfrentar a crise econômica.

Em março, foram bloqueados R$ 5,8 bilhões. Em abril, o MEC anunciou o bloqueio de 30% da verba das universidades e disse que poderia liberar o dinheiro se a economia fosse retomada ou a reforma da previdência fosse aprovada. Em julho, outro decreto bloqueou R$ 348,47 milhões da pasta.

Universidades afirmam ao G1 que corriam o risco de ficarem sem aulas a partir de agosto. Faltavam recursos para pagamento de insumos de pesquisa, atendimento à população em hospitais universitários, suspensão de bolsas de estudo, entre outros pontos.

 

Fonte: Matéria do G1||https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/12/26/ministro-italiano-se-demite-por-falta-de-fundos-para-educacao.ghtml
COMPATILHAR: