O ano começou com mudanças no quadro de secretários municipais. Logo na manhã desta segunda-feira (5), o músico André Gouvêa assumiu a pasta de Cultura, até então ocupada por Elizabeth Baptista.
Em agosto do ano passado uma crise se instalou na Secretaria de Cultura, após tornada pública a insatisfação dos funcionários da Escola Municipal de Música Eunésimo Lima (EMMEL). Estes reclamavam da falta de condições de trabalho, quando, para acalmar os ânimos, o prefeito Moacir Ribeiro se reuniu com os profissionais e substituiu a então secretária adjunta Maria José Boaventura e para exercer suas funções foi escolhido o cineasta e fotógrafo Joe Basílio, (indicado pelos próprios funcionários) o qual estaria, inclusive, cotado para assumir a secretaria ao término de 2014 quando já se anunciava, ainda que extraoficialmente, a substituição da então secretária titular.
A mudança na pasta de Cultura é a única confirmada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura. Porém, segundo apurou o jornal, outras alterações serão feitas no quadro de secretários e de segundo escalão.
O atual chefe de Gabinete, José Terra de Oliveira Júnior (Terrinha), deverá deixar o cargo para assumir a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, cadeira até hoje ocupada por Carlos Alberto Sales (Carlinhos da Embratec) que será transferido para a pasta de Desenvolvimento Humano; até aqui coordenada por Marilúcia Pimentel. O jornal conversou com ela e esta confirmou a mudança e elogiou o seu sucessor. ?Ainda não sei se irei assumir outro cargo, só sei que serei substituída pelo meu querido amigo e colega Carlinhos da Embratec?, por telefone, uma vez que não esteve na secretaria de Desenvolvimento Humano nessa segunda-feira (5), apesar da mudança ainda não estar oficializada.
Carlinhos da Embratec não confirmou se mudará de cargo, mas disse que o convite de fato lhe foi feito pela administração. Por outro lado, apesar das especulações, o nome do substituto de Terrinha no Gabinete ainda não foi confirmado. Há rumores de que um ex-chefe de gabinete do ex-prefeito Juarez Carvalho ? (Benjamim Belo Pereira), que está no gozo de férias, deverá assumir o cargo após seu retorno, previsto para o dia 20 deste mês.
Diante das informações divergentes, o assunto (exonerações e nomeações) foi apurado junto ao secretário de Comunicação Flávio Roberto, que apenas nos disse que as mudanças que houver, serão oficialmente comunicadas na terça-feira (6), quando as portarias já estiverem publicadas.
Sabendo de que as ditas portarias para serem publicadas precisam ser repassadas à Associação Mineira de Municípios (AMM) para que a divulgação se dê por meio de seu site, com a antecedência mínima de 1 dia, no final do expediente de hoje, o jornal procurou a Secretaria de Administração para confirmar.
De acordo com o até então secretário, Carlinhos da Embratec, as portarias enviadas para a AMM são apenas as de exonerações. As de nomeações serão feitas pelo seu sucessor. Carlinhos disse ainda, que o secretário de Comunicação entregaria ao jornal uma cópia das portarias, porém não logramos êxito em mais esta tentativa uma vez que, inexplicavelmente, o expediente por lá já havia sido encerrado, desta feita com alguns minutos (10 ou 15) de antecipação.
Ainda assim, o jornal cumprindo seu papel de buscar informações, apurou junto a outras fontes que deverão sim, ser publicadas nessa terça-feira (6) as exonerações dos ocupantes dos seguintes cargos políticos:
Elizabeth Batista (Sec. Cultura);
Paulo Cohen (Sec de Obras e Trânsito);
Marilúcia Pimentel (Sec. de Desenvolvimento Humano);
Omar Paquinha (Ouvidor);
José Terra de Oliveira Júnior ? Terrinha (Gabinete)
Carlos Alberto Sales (Sec. de Administração e Gestão de Pessoas).
A única nomeação a ser publicada é a de André Gouvêa, que como já dito no início da reportagem, assumiu o cargo hoje cedo. (veja foto do mesmo, já no novo Gabinete)

COMPATILHAR: