Na manhã desta sexta-feira (28) a Santa Casa recebeu, importado da Alemanha, o aparelho de cineangiocoronariografia. O equipamento permite a realização de cirurgias e exames de alta complexidade e, em breve, será oferecido pela Instituição.

A cineangiocoronariografia é capaz de produzir imagens nítidas dos vasos cardíacos e neurológicos em 3D. O procedimento possibilita intervenções precisas e auxilia no tratamento de lesões complexas no território vascular do paciente.

O equipamento será instalado dentro do Centro Cirúrgico, numa sala específica, de, aproximadamente, 45m², também conhecida como Sala Cirúrgica Híbrida, ambiente cirúrgico equipado com imagem de alta resolução e funcionalidades de um laboratório de cateterismo.

Conforme os técnicos da empresa Siemens, a máquina leva cerca de trinta dias para ser montada e testada, até que fique pronta para realizar os procedimentos.

Segundo a Provedoria da Santa Casa, o serviço de hemodinâmica estará em funcionamento em abril deste ano e contará com uma equipe médica especializada e qualificada.
Tomografia Computadorizada de 128 canais
O Centro de Imagem da Santa Casa de Formiga também se prepara para receber, no mês de março, um dos mais modernos equipamentos para diagnóstico da região e único do município. Importado da Alemanha, pela fabricante Siemens, o Tomógrafo Siemens modelo Somaton Definition AS64-Slice Configuration é o primeiro que realiza tomografia computadorizada de 64 canais, com possibilidade de passar para 128 canais.
O novo tomógrafo é rápido na execução dos exames de tomografia do corpo todo, dispensando anestesia em tomografias de crânio e em crianças. Além disso, possui diversos softwares, como o de volumetria de tecidos e lesões e para avaliação de imagens dinâmicas. O aparelho faz a dosagem automática de radiação para os exames, usando a quantidade mínima necessária, não expondo o paciente a uma carga radiativa desnecessária.
As obras voltadas para o equipamento estão em fase de término e, conforme a Administração do Hospital, a previsão para início dos atendimentos é, também, para abril deste ano.
Atualmente, o Centro de Imagem da Santa Casa possui Tomografia Computadorizada (Somatom Spirit), Raios-X, Ultrassom e um aparelho de Ressonância Magnética.

COMPATILHAR: