Muitas pessoas gostam de fazer uma bela árvore de Natal ou mesmo deixar a fachada do imóvel bem decorada para as festas de fim de ano, com uma iluminação à mostra. Só que, geralmente, se esquecem de que isso pode representar um perigo enorme devido às gambiarras que são feitas durante esse período. O grande problema é que, ao montar as árvores e embelezar o interior e áreas externas das casas com os famosos pisca-piscas, muitos deixam de tomar certas precauções ao escolher e manusear os adornos natalinos. Para que os enfeites não sejam a causa de acidentes, como choques elétricos, incêndios e curtos-circuitos, alguns cuidados devem ser adotados na hora da instalação, especialmente em época de chuva, quando o contato com a água pode agravar o risco de curtos. O ideal é consultar um especialista na área.

De acordo com o engenheiro eletricista Fernando Emídio, vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais de Minas Gerais (Abrasip-MG), um dos cuidados deve ser procurar por um profissional técnico para verificar todas as conexões de cabos no local de instalação das luzes. “Uma fiação defeituosa ou solta, somada a uma sobrecarga adicional devido aos acessórios instalados nesta época, é causa comum de danos, como o superaquecimento, choques e até a queima da fiação elétrica. A falta de cuidados como esse pode resultar até em incêndio”, alerta.

Para Fernando, esses conselhos não valem somente para a época do Natal, mas, sim, para o ano todo. É importante atestar que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, estejam compatíveis com a carga elétrica do local desejado para a instalação, observando também a dimensão dos cabos e fios. “Para quem ainda vai comprar os enfeites, é recomendável atenção também quanto à qualidade do produto, ou seja, que tenha o Certificado de Qualidade Industrial (Inmetro)”, ressalta. Em caso de temporais, o engenheiro acrescenta que é importante se certificar de que os equipamentos estejam bem afixados, de forma que não arrebentem.

Outro aspecto apontado pelo especialista é em relação aos cuidados com aparelhos e produtos usados. “É muito comum que, após algum tempo guardado, o pisca-pisca sofra danos. Por isso, é necessário checar as condições dos fios e instalar sempre com o pisca desligado da tomada. Para as decorações externas, as pessoas devem ter o cuidado de adquirir sempre lâmpadas à prova d’água.” Dentro de casa, o alerta é para que as crianças não tenham acesso liberado à árvore de Natal. “Um erro muito comum é o uso de vários aparelhos elétricos ligados na mesma tomada. Isso pode provocar sobrecarga, com consequente curto-circuito”, alerta.
Fernando explica que, para a instalação correta, é recomendável a distribuição da demanda adicional de energia gerada pelo uso de luzes decorativas, enfeites luminosos, presépios e outros acessórios elétricos entre diferentes pontos da casa. Ele explica que esses cuidados diminuem a possibilidade de uma faísca por sobrecarga ou superaquecimento dos cabos. “O ideal é que todos esses acessórios tenham fusíveis de proteção para isolar uma falha local de instalação sem afetar o circuito completo da casa. Finalmente, não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento. O correto é contratar um profissional habilitado para orientá-lo na aquisição de dispositivos e para realizar a instalação.”

 

 

Augusto Pio /Estado de Minas

COMPATILHAR: