Depois de três anos um morador de Arcos e outros 200 vizinhos vão receber as correspondências em casa. O mecânico industrial Iraí José Ramos procurou o Ministério Público para ter este direito.
?Encaminhei o caso para o Ministério Público no ano passado e eles logo me deram uma resposta por ofício comunicando que a reclamação feita foi encaminhada à Procuradoria da República em Divinópolis, que disse que iria apurar a indisponibilidade por parte dos Correios, contou. Segundo ele, o endereço Rua Ipanema, no Bairro Cidade Jardim, não existia para os Correios. Moradores de outros dois bairros, Sion e Planalto II, também reclamam da situação. Na última sexta-feira (13), a agência dos Correios da cidade informou ao G1 que os serviços foram regularizados.
O mecânico mora no local há três anos. A casa fica a cinco minutos do Centro da cidade, menos de 1 quilômetro de distância. Desde que vim da roça, há três anos, não recebo nenhuma correspondência. Dou o endereço da minha tia para que eu possa receber. Procurei os Correios e eles disseram que o problema poderia ser pelo fato de o bairro ser novo, mas eu achei estranho, porque o bairro já é asfaltado, tenho caixa de correio e sou cadastrado na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), disse.
Foi então que Iraí José fez um abaixo-assinado com a ajuda das pessoas que também enfrentavam o problema. Duzentas assinaturas foram recolhidas. Eu fiz para poder levar para os Correios, pois precisava mostrar que mais pessoas estavam na mesma situação que a minha, disse.
Situação compartilhada pela empresária Elaine Miranda, dona de um posto de combustíveis no Bairro Cidade Jardim. Desde que inaugurou o posto ela nunca tinha recebido uma correspondência. Tenho um estabelecimento e sempre tenho que ir até o correio buscar as contas. Isso é um absurdo. Essa situação já durou três anos, ressaltou.
Outros bairros
O problema também era enfrentado por moradores dos bairros Sion e Planalto II. De acordo com o morador do Bairro Sion, o gerente financeiro Djalma de Oliveira Costa, desde 2007, época em que se mudou para o local, ele também não recebe nenhuma correspondência.?Nunca recebi correspondência aqui. Sempre busco as correspondências no correio?, comentou.
Ainda de acordo com Djalma, por várias vezes ele procurou uma justificativa para a falta do serviço. ?Sempre procurei os Correios para pedir para entregarem as correspondências. No início eles disseram que o bairro era novo e não estava regularizado. Aí fui até a Prefeitura e disseram que era responsabilidade da empresa que fez o planejamento do bairro. Fui até eles e pedi para levarem o mapa e eles levaram. Depois de uns dois anos a Prefeitura disse que estava regularizado e a partir daí a responsabilidade era inteiramente dos Correios. As últimas justificativas dos Correios era que não havia quadro de funcionários suficientes para entrega de correspondências?, completou.
Correios
A agência dos Correios da cidade infornou que os serviços foram regularizados nesta sexta-feira (13). O G1 também entrou em contato com a agência regional de Belo Horizonte e a assessoria enviou uma nota explicando que já está sendo realizado um trabalho de expansão da entrega de correspondências na cidade e que a ação busca contemplar todos os bairros regularizados com a entrega domiciliária. Confira a íntegra da nota:
Em atenção aos questionamentos da imprensa, os Correios esclarecem que o atendimento com distribuição domiciliária exige um processo para ser implementado. Em primeiro lugar é necessário que a localidade esteja em conformidade com os critérios da portaria 567/2011 do Ministérios das Comunicações para que seja implementada a entrega domiciliária. Em seguida, há necessidade de cadastros nos sistemas internos dos Correios, criação de códigos de endereçamento postais, levantamentos de carga de trabalho para mensuração dos recursos necessários e autorização do Governo Federal para contratação.

Além disso, para efetivação da distribuição postal em domicílio, a localidade deve atender integralmente aos requisitos normatizados do Ministério das Comunicações, como ter no bairro mais de 500 habitantes, conforme o censo do IBGE, que as vias e os logradouros ofereçam condições de acesso e de segurança ao empregado postal, logradouros e vias devem dispor de placas indicativas de nomes instaladas pelo órgão municipal ou distrital responsável; imóveis devem apresentar numeração de forma ordenada, individualizada e única; e que os imóveis disponham de caixa receptora de correspondência, localizada na entrada, ou haja a presença de algum responsável pelo recebimento no endereço de entrega.
O bairro Cidade Jardim, na cidade de Arcos, ainda não atende completamente aos critérios da portaria 567/2011. Apesar disso, contando com os recentes progressos do bairro no sentido da completa adequação à portaria, já incluímos a localidade em nosso sistema de distritamento e aguardamos os processos finais para implantar a entrega domiciliária no local. A previsão é de que em até 30 dias o bairro receberá entrega regular, 5 vezes por semana.

COMPATILHAR: