A servidora pública, Lílian Aparecida da Silva, esteve presente à reunião do Legislativo na segunda-feira (21), para fazer uso da Tribuna do Povo.

Moradora do bairro Geraldo Veloso,  ela busca, junto aos vereadores, soluções para os problemas enfrentados por quem vive na localidade, composta ainda, pelos bairros Ércio Rocha e Vila Nova das Formigas e que, em breve, receberá moradores no Tino Pereira.

Lílian dividiu sua fala em sete pontos e explanou sobre as principais preocupações dos moradores.

1) Construção da creche – Com a verba liberada há anos e a realização apenas das obras de terraplanagem e um muro de contenção, a população aguarda informações sobre a creche do bairro. Hoje, as crianças são atendidas na creche Dalva Barbosa Pereira e em outras ainda mais distantes.   

2) Iluminação Pública – “Queremos saber quando as ruas que estão às escuras receberão iluminação pública. Há locais que se tornaram perigosos. Problema que se estende aos outros bairros”.

3) Casas vazias ou alugadas – Como se trata de residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, no caso dos bairros Geraldo Veloso e Vila Nova, as casas, que são sorteadas, não podem ser vendidas ou alugadas e não podem ficar desocupadas. “Por meio de um pedido feito pelo Conselho de Segurança Pública do Município (Consep), a Prefeitura divulgou o número de casas em situação irregular e o número é maior do que a gente previa. Há casas depredadas, queimadas e muitos foram embora porque, infelizmente, nosso bairro hoje é considerado o pior da cidade”. Um ofício também foi enviado para a Caixa para cientificar o banco, responsável pelos financiamentos, sobre o problema, mas a informação da instituição bancária é de que a fiscalização é de responsabilidade da Prefeitura.

4) Posto de Saúde – Atualmente, o Centro Comunitário do Vila Nova das Formigas abriga o Centro de Referência em Assistência Social (Cras Volante) e o posto de saúde da localidade, sem oferecer nenhuma estrutura, segundo contou Lílian. “O posto da Vargem Grande foi fechado e transferido para a Asadef, no bairro Santo Antônio. Creio que, com a mudança, pelo menos 15 mil pessoas ficaram sem atendimento de PSF”. A moradora pediu ainda, informações sobre a construção do posto de saúde do Geraldo Veloso, cuja verba também já foi liberada, mas a construção sequer começou.

5) Transporte de alunos – Com a suspensão do passe livre de centenas de alunos devido a atraso nos pagamentos da Prefeitura junto à empresa de transporte público da cidade, muitos alunos que moram no bairro ficaram prejudicados e estão indo a pé para escolas na região central e em locais ainda mais afastados. “Para um filho, os pais precisam pagar R$5,60 por dia e eles não tem condições. Esse problema tem que ser resolvido logo”.

6) Entrega de correspondências – O bairro Vila Nova das Formigas foi inaugurado no dia 30 de agosto de 2013. De lá pra cá, os moradores lutam para que as ruas sejam devidamente nomeadas, as casas numeradas para que ocorra a entrega de correspondências. Apesar das inúmeras reclamações, o problema nunca foi resolvido. “É no mínimo chato ter que ir às agências dos Correios todo mês para buscar nossas correspondências. Porque se atrasarmos nossas contas, ninguém irá pagar os juros para nós”.

7) Telefonia Fixa – Os moradores do Geraldo Veloso reclamam ainda, da falta de possibilidade de instalação de linhas fixas de telefonia no bairro, o que impede o uso de internet de banda larga.

 Dos sete itens apresentados pela moradora, o verador Josino Bernardes apresentou justificativa para duas, afirmando que tanto no caso da construção da creche, quando do posto de saúde, havia erro nos projetos enviados pelo Governo Federal, o que atrasou as obras que deverão começar em breve.

 A servidora pública foi elogiada pelos vereadores, pela atitude de reivindicar melhorias para toda a população do bairro. “Vamos enviar seus questionamentos e reivindicações para a Prefeitura e esperamos ver esses problemas solucionados em breve”, disse o presidente da Casa, Evandro Donizeth da Cunha (Piruca). 

Lorene Pedrosa

COMPATILHAR: